Resenha Critica
Por: nyl46 • 9/5/2016 • Resenha • 550 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
[pic 1]
Nome: Nilzete Santos Santana
Turma: 503 noturno
Disciplina: Oficina de Instrumental Técnico Operativo II
Data: 04/04/2016
Docente: Dilma Franclin de Jesus
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Bibliografia: Sousa, Charles Toniolo de
O texto é uma reflexão a cerca da prática do Assistente Social a Instrumentalidade do Serviço Social a técnica operativa que apresenta instrumento de trabalho que são utilizados pelo profissional do Assistente Social no exercício da pratica profissional. Começa a construir a profissão no momento em que setores dominantes da sociedade começam a intervir de forma sistemática nas conseqüências da questão social. Daí o Serviço Social é requisitado pelo estado e empresas de modo a promover o controle das classes sociais, nesse momento o Serviço Social surge de forma interventiva e atua sobre as condições de vida de seus usuários, emergindo assim de funções executivas.
No início o Serviço Social se fundava na legitimação passando depois por profissionalização da dimensão técnica instrumental com a necessidade de consolidação de um instrumental técnico operativo. Mais tarde Iamamoto apontou em suas analises três dimensões, que são: Competência ético-política (toda parte legal da profissão e o código de ética). Competência teórico-metodológico (teoria usada na pratica que embasa nosso fazer profissional) Competência técnico-operativo (elementos técnicos voltados para a atuação do Assistente Social).
Já que o profissional Assistente Social é um profissional de ensino superior é fundamental que o mesmo use a forma culta da língua portuguesa, pois assim vai haver uma comunicação eficiente com os funcionários e os usuários dos serviços. Os instrumentos de trabalho diretos ou “face a face” que são realizados são: Entrevista individual e grupal, observação do participante, reunião, mobilização de comunidades, visitas domiciliares, dinâmica de grupos, visita institucional.
E também são usados após os instrumentais diretos, os instrumentos de trabalho indireto ou por escrito, que é o registro do trabalho realizado, pois a partir desses registros outros profissionais poderão realizar intervenção, por isso é de fundamental importância a clareza das mensagens para quer não haja duvidas e a intervenção possa ser feita de forma eficaz.
Depois de todo esse trabalho realizado o profissional pode fazer uma reflexão de sua pratica usando as atas de reuniões, livros de registro, relatório social parecer social e diário de campo. É muito importante que a escolha dos instrumentos técnicos nunca devem se sobrepuser ao que se pretende alcançar com a ação profissional. Esse texto é uma linguagem clara e objetiva de fácil domínio e comprençao que não deveria só ser trabalhado no curso de Serviço Social mais também em outros cursos, como psicologia, pedagogia entre outros, pois, contudo tem muito a acrescentar a todos.
...