Resenha Video Deisy Freitas
Por: Raphaela Ferreira • 25/4/2023 • Resenha • 469 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
[pic 1]Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia
Vitória, Espírito Santo.
Curso: Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local.
Disciplina: Políticas Públicas em Saúde e Direitos Humanos
Professor (a): Dra. Tassiane Cristina Morais e Dra. Beatriz de Barros Souza
Discente: Kelly Souza Correa
Atividade Resumo do Vídeo “Saúde e Globalização”
Saúde e Globalização. Realização de Deisy de Freitas Lima Ventura. São Paulo: Núcleo de Estudos Sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, 2019. P&B. Série X Ciclo de Debates sobre Bioética, Diplomacia e Saúde Pública.
Reúne experiências e perspectivas para a saúde nas regiões de fronteiras debatidas por representantes de organizações internacionais, gestores públicos e pesquisadores do Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde.
Deisy de Freitas Lima Ventura começa abordando um marco na história da saúde global se referindo a I Conferência Sanitária Internacional que aconteceu na França com o objetivo de discutir as medidas de quarentena, consideradas prejudiciais ao comércio entre os países já que pessoal e mercadorias teriam que ficar ociosos por muito tempo, causando prejuízos econômicos.
Partindo desse ponto de vista o livro “Saúde global: uma breve história” de Marcos Cueto é citado trazendo uma visão que expressa a esperança de que o estudo da história da saúde global seja de utilidade para os encarregados da elaboração de políticas públicas e para os estudiosos dos sistemas de saúde em todos os países, auxiliando-os no controle das doenças alimentadas pela pobreza.
Logo a saúde global pode ser entendida como o conhecimento, ensino, prática e pesquisa sobre problemas de saúde transregionais e questões que atravessam as fronteiras geográficas nacionais. seus fatores sociais e ambientais podem vir de qualquer lugar, e suas possíveis soluções requerem intervenções e acordos entre diversos atores sociais, incluindo Estados, governos e instituições internacionais públicas e privadas.
Deisy de Freitas Lima Ventura também destaca a importância de abordar sobre a distribuição de recursos financeiros em saúde global fazendo uma forte crítica a vertente, de caráter mais instrumental, onde se utiliza a saúde como ferramenta para viabilizar interesses próprios de países mais preocupados com a sua própria segurança sanitária, em aspectos fronteiriços, militares, econômicos e comerciais.
Para finalizar Deisy de Freitas Lima Ventura traz elucidações a respeito de seu livro “Saúde de Migrantes e Refugiados” onde retrata sobre as migrações pelo mundo e a segurança da saúde global com o olhar voltado a problematização das relações entre os desafios das políticas sociais de acolhimento e integração dos imigrantes no mundo globalizado.
As desigualdades socioeconômicas marcam a experiência de parte dos imigrantes, expondo estas populações a uma maior vulnerabilidade, adoecimento e menor qualidade de vida e aponta a necessária promoção da equidade de acesso à saúde, prevenção contra a discriminação, ampliação das políticas públicas, formação dos profissionais e oferta de serviços adaptados, destacando a temática das migrações como determinante social de saúde.
...