TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Social da Gênese aos Dias Atuais

Por:   •  29/3/2019  •  Artigo  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO BACHARELADO[a] EM SERVIÇO SOCIAL – EAD

Polo Itapevi - SP

Nome do tutor local: Neuza Maria Pereira da Silva – CRESS 38312

Nome: Ivonete Aparecida Silva de Oliveira Osório - RU 1949949


O Serviço Social da gênese aos dias de hoje.

Ivonete Aparecida Silva de Oliveira Osório.

Resumo: Esse artigo expõe uma análise sobre o trabalho do assistente social e que mudanças ocorreram para a sociedade com o surgimento do Serviço Social e suas intervenções. Ademais, esse artigo traz também o ponto de vista que a aluna tinha antes e após o início acadêmico no curso de Serviço Social.

Palavras-chave: Serviço Social, Assistente Social, Profissão.

1. Introdução

Esse artigo trata de vários períodos da atuação do Serviço Social no Brasil e no mundo, discorrendo sobre os primeiros impactos, revelando sua força, seu valor e sua influência até os dias de hoje.

Esse trabalho evidencia também o quão importante é o profissional do Serviço Social estar em constante atualização e aprofundamento dos seus conhecimentos, para que possa, no dia-a-dia, enfrentar os desafios provenientes da profissão.

O trabalho foi elaborado em três etapas diferentes, mas que se complementam entre si, onde na primeira etapa é mostrada a visão pessoal acerca do Serviço Social antes da autora ingressar no curso, a segunda etapa discorre sobre a gênese do Serviço Social enquanto profissão, abordando aspectos políticos, econômicos e sociais e por fim na terceira etapa a autora manifesta sua opinião sobre o cenário atual, tendo em vista, sua aproximação com a história do Serviço Social.

 

2. Serviço Social: Começo, Meio e Hoje. 

  • 1ª Parte: Antes de ingressar no curso de Serviço Social eu tinha uma visão romantizada do profissional dessa área, onde os enxergava como pessoas extremamente boas (não que não sejam), que ajudavam as pessoas em situação de vulnerável, um ponto de vista do serviço social assistencialista, muito ligado à igreja.

Acreditava também que por se tratar de um curso da área de humanas, fosse mais tranquilo, menos puxado, enfim, que não exigisse tanto do aluno. E agora já findando o terceiro semestre, me dou conta de como mudei meu conceito sobre o que realmente é o Serviço Social...

  • 2ª Parte: A eclosão do Serviço Social acontece nas primeiras décadas d século XIX, a fim de conter a contraposição entre o capital e o trabalho desse período.

O surgimento do Serviço Social está totalmente ligado à igreja, pois a Igreja Católica alicerçou as condutas morais de seus seguidores para a caridade, portanto, os primeiros agentes sociais pertenciam à burguesia e eram mulheres, donas de casa, que faziam esse tipo de trabalho de maneira voluntária e tinha por objetivo converter as pessoas através de um projeto social. Diante disso, duas Encíclicas foram essenciais na formação dos assistentes sociais brasileiros na gênese do Serviço Social.

A Encíclica Rerum Novarum que se divide em duas partes: A solução proposta para o socialismo e a solução proposta pela igreja, cujas características eram:

- Exploração da força de trabalho e a desigualdade social;

- Defesa da prosperidade privada;

- Harmonia entre a classe trabalhadora e burguesa;

- Recomendações humanizadoras por parte da igreja, onde os ricos e o Estado devem ajudar os operários.

A Encíclica Quadragésimo Anno, cujas características eram:

- Prelúdio do Serviço Social nos Estados Unidos e na Europa;

- A princípio o trabalho dos agentes era educar os trabalhadores a serviço do capital;

- Cuidar da questão social, ter espírito caridoso e criar técnicas para o desenvolvimento social.

O Serviço Social irrompeu no Brasil em 1930 motivado pelos princípios da Igreja Católica, exercia um trabalho assistencialista e filantrópico de forte influência positivista de August Comte, num momento em que o país avançava processo de industrialização, desenvolvimento social, político, econômico e cultural.

Entre as décadas de 1940 e 1950 o Serviço Social no Brasil passou a receber influências norte americanas e com isso esse cenário ligado à igreja começa a mudar e ter uma perspectiva tecnicista. Na época o presidente era Getúlio Vargas, que admitia a desigualdade social no país, porém, não intencionava uma mudança desse quadro, visto que, isso mobilizaria a democracia no país.

Na década de 1960, John Kennedy presidente dos Estados Unidos, propõe a América Latina um amplo programa chamado: Aliança para o Progresso (Alliance for Progress), destinado a acelerar o desenvolvimento econômico e social, ao mesmo tempo em que visava frear o avanço do socialismo. Nessa década o Serviço Social assume a direção do desenvolvimento e tentam agregar outras teorias do Serviço Social, porém, acabam reprimidos pelo sistema político da época.

Através de movimentos sociais na década de 1970, começa a despontar as políticas sociais, nesse mesmo período se inicia um debate acerca da efetivação das políticas sociais e de sua importância para o Serviço Social. E em 1986 é criado o Código de Ética, trazendo diretrizes que orienta o Assistente Social no exercício da profissão, trazendo com isso, maior foco à classe trabalhadora. Os assistentes sociais se filiam às lutas dos setores populares e se aproximam significativamente dos movimentos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com