Tcc I Desemprego, expressão da questão social
Por: lilian42 • 28/9/2021 • Projeto de pesquisa • 2.756 Palavras (12 Páginas) • 738 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
LILIAN REJANE NUNES SAMPAIO RODRIGUES
DESEMPREGO, EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL
Pelotas/RS
2021
LILIAN REJANE NUNES SAMPAIO RODRIGUES
DESEMPREGO, EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social Universidade Anhanguera de Pelotas
para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.
Professor da disciplina: Valquíria Aparecida Dias Caprioli
Pelotas/RS
2021
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5
3. OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos Específicos 5
4. JUSTIFICATIVA 6
5. METODOLOGIA 6
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
7. CRONOGRAMA DA PESQUISA 11
8. ORÇAMENTO 12
9. RESULTADOS ESPERADOS 13
REFERENCIA BIBLIOGRAFICA 14
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de compreender o desemprego como uma expressão da questão social. Pretende- se assim, pesquisar qual a importância do trabalho do Assistente Social, pois o desemprego acaba instigando essas expressões e atingem principalmente as condições materiais de vida da população gerando instabilidade psicológica e na maioria dos casos, a desmoralização, consecutivamente o desemprego também é responsável pela desestruturação familiar.
O serviço social passou a tratar a questão social como o principal objeto de sua práxis, logo após o movimento de reconceituação da profissão. Desta maneira, o Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social do trabalho. E o profissional do Serviço Social atua exatamente nessa perspectiva de atenuar essas expressões que acabam refletindo na vida social das pessoas como, por exemplo: habitação, alimentação, saúde, lazer, cultura e segurança.
Sendo assim o desemprego também sustenta questões como: pobreza, violência, criminalidade e adoecimento físico e mental e todas essas questões estão diante das políticas sociais, que tem em vista o enfrentamento da desigualdade social no país, e que constituem os espaços sócios ocupacionais dos assistentes sociais. O presente trabalho visa refletir sobre o fazer profissional diante desta questão do desemprego que tem afetado milhares de pessoas, pois diante de toda essa realidade é possível perceber a importância do estado garantir políticas públicas para a população menos favorecida que sofre com a falta de emprego e dessa maneira, o Assistente Social seria o profissional responsável para intermediar o acesso às políticas públicas.
- DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
O trabalho do assistente social obteve intervenção critica na realidade social, onde sua atuação profissional precisou aprimorar os conceitos e estes vêm se aprimorando ao longo do tempo. Então fica a pergunta: Como se dá o papel do Assistente Social nas políticas públicas para o enfrentamento dessas expressões decorrentes do desemprego?
- OBJETIVOS
- Objetivo Geral
Compreender as questões sociais relacionadas ao desemprego e as suas consequências na visão do Serviço Social.
- Objetivos Específicos
O presente trabalho tem como objetivos específicos:
- Contextualizar a questão social como objeto de intervenção do Serviço Social.
- Contextualizar historicamente o surgimento da questão social e os seus reflexos na sociedade.
- Resgatar a atuação do profissional do Serviço Social dentro do contexto da questão social em relação ao desemprego.
.
- Identificar os fatores que levam ao crescimento da desigualdade social.
- JUSTIFICATIVA
O presente projeto de pesquisa tem como finalidade mostrar como o desemprego vem crescendo devido às transformações pelas quais a sociedade vem passando, essas transformações se expressam através do grande crescimento das cidades e da mesma forma por se ter uma economia desestabilizada. Diante desses fatos, o que se pretende pesquisar são as conseqüências que o desemprego traz, como por exemplo, a violência, a miséria, a criminalidade, degradação dos sistemas de saúde e de educação.
Nesse contexto, pode-se assim perceber um aumento nas desigualdades sociais e a importância de se ter políticas públicas para o enfrentamento dessas desigualdades, sendo assim, a intervenção do profissional do Serviço Social é de extrema importância, pois é ele que vai produzir os meios para que as pessoas atingidas por essas manifestações da questão social tenham acesso a essas políticas públicas que são desenvolvidas pelo Estado.
...