Território
Por: 201689 • 3/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 580 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Questões
- Defina território segundo Sposati e explique com suas palavras um exemplo de política territorial.
Território não é uma concepção de área de abrangência, ou um espaço geográfico, e sim uma concepção de território que se dá por meio da dinâmica das relações vivenciadas e significados. Uma relação que se constrói identidades individuais e coletivas. Um território só se constrói através de movimento e a visão deve ser analítica e não homogênea.
- Comente sobre a gestão social dos anos de ditadura militar e as relacione com os equipamento sociais ditas pela autora “elefantes brancos”.
Desde os anos da ditadura militar, foi disseminada a concepção de equipamentos sociais. A exemplo foi marcante a ideia de implantação de Centro Sociais Urbanos-CSU, depois reconhecendo como “elefantes brancos”, pois sua dinâmica de uso e manutenção representa inviável para as prefeituras e vazia de significado para a população. Edificações de grande porte deslocados da vida de quem estava ao seu redor, na maioria das vezes em creches, serviços de saúde entre outros, o CSU terminou para simbolizar o que veio ser nominado de “visão equipamentista” de gestor. isto é, o uso de recursos financeiros, para contratar uma empreiteira para a realização de uma edificação, independente de sua finalidade e importância para a população.
- Explique a concepção de desterritorialização abordado no artigo pela autora e dê um exemplo comentado sobre um caso.
O processo de territorialização tem seu espaço de estabilidade e o deslocamento para outros espaço é a desterritorialização, e isso acontece mesmo sem sair do lugar, através do conhecimento por meio da comunicação com inúmeras parte do mundo, na busca de novos saberes e novas ideias.
- Porque a concepção de lugar é importante para construir um território e qual sua contribuição para a gestão social?
Foi pelas lutas dos movimentos sociais que exigiam o cumprimento pelo Estado, de suas responsabilidades em relação aos direitos sociais. O poder do território expressou-se por exemplo, em lutas para os trabalhadores dos serviços em implantação onde fossem arrebanhados no próprio bairro onde o serviço estava sendo instalado. O argumento utilizado pelo movimento era o de que o trabalhador, que possuía a identidade histórica com os moradores locais, poderia responder mais adequadamente as necessidades e características da população.
- Segundo a autora o campo da educação tem papel fundamental nas políticas sociais. Explique.
Os serviços educacionais, em particular, a escola que tem maior capilaridade dentre todos os serviços básicos, vem de outra matriz, relacional. Primeiro pelo fato de que, historicamente, a relação com a família da criança teve, como espaço institucional, as “caixas de pais e mestres”, que realizavam o recolhimento de Constituições para suprir a baixa capacidade de consumo de algumas famílias, de modo a garantir materiais e informar aos alunos.
- Explique a seguinte frase da autora: “O profissional não é um robô a que se impede a capacidade de pensar.
O Assistente Social ao longo de seu processo de profissionalização, foi instruído a ter um olhar crítico; sensível e acolhedor, onde irá atender o usuário em suas particularidades, passando a entender a problematização em que se encontra e lembrar que estes usuários são diferentes um do outro ; por isso é necessário um profissional capacitado, humanizado e que use o que há de mais importante no homem; ou seja usar a sua capacidade de pensar para atender a singularidade de cada um. É necessário ter esse cuidado pois a robotização leva o Assistente Social a um atendimento mecânico, sem conhecimento do contexto do usuário, da realidade em que ele vive.
...