Trabalho de Conclusão de Curso
Por: Leticia Santos Souza • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso de Serviço Social
Trabalho de Conclusão de Curso II
GEYSIARA GALVAO DA MOTA RA: 4300068138
GISELE SCHRAUTH XAVIER RA: 3815636918
LETICIA DOS SANTOS SOUZA RA:7957686470
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
PROJETO
JARAGUÁ DO SUL/ SC
2015
GEYSIARA GALVAO DA MOTA RA: 4300068138
GISELE SCHRAUTH XAVIER RA: 3815636918
LETICIA DOS SANTOS SOUZA RA: 7957686470
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
PROJETO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II.
JARAGUÁ DO SUL/SC
2015
SUMÁRIO
- Tema .......................................................................................................................... 4
- Justificativa ............................................................................................................... 5
- Problema .................................................................................................................... 6
- Objetivos
- Objetivo Geral ..................................................................................................... 7
- Objetivos Específicos ........................................................................................... 7
- Metodologia ................................................................................................................ 8
- Cronograma ............................................................................................................... 9
- Bibliografia ................................................................................................................ 10
1-TEMA
IMPACTO DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DA EMANCIPAÇÃO DOS USUÁRIOS.
2-JUSTIFICATIVA
O CRAS é uma Unidade Pública de Assistência Social de base Municipal, a qual é financiada com recursos do Governo Federal e Municipal, que objetiva garantir aos seus usuários o acesso as Políticas Públicas, bem como a apresentação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias em situação de vulnerabilidade.
A Política Nacional de Assistência Social define o NAF/CRAS: “(...) como uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, referenciando um total de 5.000 famílias. Executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da Política da Assistência Social, constituindo-se na porta de entrada dos usuários da rede de proteção social básica do SUAS” (PNAS, 2004, p. 29).
Através desta perspectiva as reflexões procurarão identificar as principais mudanças e o real impacto percebido pelos usuários após a implementação do CRAS, tendo em vista que este tipo de instituição e a forma de oferta dos serviços que a ela são atribuídos é relativamente nova.
Desta forma, apresentaremos o referido Projeto no contexto atual e histórico dos Centros de Referência de Assistência Social, bem como a ampliação e inovação da oferta de serviços aos usuários, direcionando a reflexão para os principais impactos percebidos pelos usuários após sua implementação e o que os oportunizou.
3-PROBLEMA
Com base em nossas pesquisas acadêmicas e através da vivência em Campo de Estágio, nos deparamos com a necessidade de explanar à cerca do Impacto dos Centros de Referência de Assistência Social na promoção da emancipação dos usuários.
Através desta óptica foram diagnosticados problemas como: baixo índice de escolaridade das famílias referenciadas, falta de qualificação profissional ocasionando o desemprego, necessidade de orientações relacionadas a questões judiciais como divisão de bens, pensão alimentícia, separação e guarda de menores, busca de auxílio para tratamento de dependência química, casos de denúncia de violência e/ou maus tratos a idosos e mulheres, requisição de cestas básicas, solicitação da carteira do idoso,entre outras demandas que refletem na impossibilidade do usuário se tornar sujeito autônomo e protagonista de sua própria história.
4- OBJETIVOS
4.1 Objetivo Geral:
Analisar o impacto dos Centros de Referência de Assistência Social na promoção da emancipação dos usuários da Política de Assistência.
4.2 Objetivos Específicos:
- Investigar quais os principais bloqueios existentes para a eficácia dos programas de promoção e inclusão social que promovem a autonomia dos usuários e superação de vulnerabilidade social.
- Demonstrar a necessidade de elevar o Status de Política Social brasileira a um patamar que lhe qualifique como uma política substancial, democrática e eticamente pensada.
- Elencar o reflexo do alcance social dos programas e projetos no cotidiano dos usuários.
- Discorrer sobre as Políticas Públicas que integram o Centro de Referência de Assistência Social, e sua contribuição para a promoção da emancipação.
- Identificar possíveis fragilidades da Política que interferem diretamente nos usuários do Centro de Referência de Assistência Social.
- Refletir sobre a atuação profissional conforme preconizada na Política de Assistência Social.
5- METODOLOGIA
O presente trabalho será baseado em pesquisas documentais e levantamento bibliográfico da literatura especifica ao assunto. Desta forma, através do levantamento bibliográfico será possível expandir o conhecimento a respeito do impacto dos Centros de Referência de Assistência Social no processo emancipatório de seus usuários . Nessa etapa do trabalho será possível ainda, conhecer e entender o posicionamento a as questões teórico-conceituais que envolvem a dinâmica dessa temática.
...