A ATIVIDADE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
Por: PATRICIAMIRANDA • 28/3/2016 • Resenha • 601 Palavras (3 Páginas) • 728 Visualizações
A ATIVIDADE PROFISSIONAL NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
A profissão é compreendida como fenômeno social, um processo e mudanças que se organiza nas relações sociais e interpessoais. O que se espera em relação à profissão, é o cumprimento de leis, normas e regulamentos na ordem normativa, já a ordem pessoal apresenta as relações no contexto em que estão inseridas.
Com o aumento de mudanças em relação à produção, e com as diferenças sociais diante do aumento da pobreza, criaram grupos voluntários ligados as organizações religiosas para atender as enfermidades causadas nas indústrias. O assistente social continua fazendo estas ligações entre patrões e empregados, atuando no desempenho de ambos, no treinamento, na prevenção de acidentes de trabalho e benefícios.
A profissão começa a ser construída, por meios das criações de leis, das diferenças, das divergências, do papeis profissionais, do certo e do errado, direitos e deveres profissional, o ambiente onde será o local de atuação do profissional.
O profissional vem com atuação no setor público no campo nacional, estadual e municipal, podendo atuar nas áreas da criança e adolescente, do idoso, pessoas com deficiência etc.
Na área privada o assistente social atua na área de recursos humanos, um setor para gerenciamento de vida do trabalhador.
No segundo setor, o profissional deve atuar de uma forma para atender ambos os lados tanto do trabalhador, quando o empregador, agindo de forma ética, assim como manda o Código de Ética do Assistente Social, e sempre atuar em defesa dos direitos humanos.
No terceiro setor, o assistente social atua diretamente com a sociedade civil organizada, e movimentos populares, com planejamento de projetos sociais, defesa dos direitos humanos, convênios de cooperação etc.
Para atuação junto à sociedade existem os conselhos de politicas públicas da assistencial social, saúde e previdência e os conselhos de direitos da criança e do adolescente, do idoso e do deficiente. Os conselhos são compostos por representantes do governo, e a outra parte representada pela sociedade civil organizada. Esses conselhos tem competência legal para resolver e controlar as politicas sociais e públicas.
A atuação deve ser para interesse da população usuária do serviço social, tentando combater à diminuição das desigualdades sociais, o assistente social deve agir em conjunto com outros profissionais nas instituições empregadoras.
O estágio é o local certo para o aprendizado da prática do assistente social, devem ter condições para capacitarem os estudantes para o exercício da profissão. O objetivo do estágio é inserir o acadêmico no ambiente institucional de atuação do serviço social.
Para fazer o estágio e preciso primeiramente conhecer os fundamentos do serviço social, como por exemplo, história trajetória da profissão, assim como também devemos ter conhecimentos das diversas teorias como, Positivismo, Neotomismo, o movimento de Reconceituação, e a aproximação da corrente teórica de Karl Marx.
Para o estágio é necessários o conhecimento éticos, a Lei de Regulamentação da profissão, outro ponto importante é o conhecimento teórico das aulas em sala. A prática do estágio deve esta relacionada com os saberes disciplinares, sendo importante que o estudante perceba os problemas enfrentados o pela sociedade seja na politica pública ou social.
Um ponto importante é que o profissional que lhe acompanha deve lhe orientar como realizar uma análise da conjuntura apresentada, para que possamos agir corretamente com cada situação trabalhada. Sendo importante a troca de experiência entre discentes e docentes.
...