A Arte da Escuta
Por: Angelo Garcia • 27/2/2023 • Trabalho acadêmico • 323 Palavras (2 Páginas) • 84 Visualizações
Página 1 de 2
A ARTE DA ESCUTA: DIMENSÕES, POTENCIAL E PRÁTICAS
- A arte de escutar vai além do ouvir, pois inclui; o olhar, a observação, o sentir, sensações e sentimentos, reflexões, perguntas elaboradas e verificação de pertinência. É necessário atitude de entrega, atenção e não julgamento. Arte que na qual se processa em várias dimensões; de si, do outro, do grupo, e/ou do contexto, essas dimensões podem ser podem ocorrer simultaneamente.
- Em uma entrevista com um gestor, percebemos que a escuta “de si” é essencial para perceber-se no desequilíbrio e voltar-se para “o centro”, o ajuda ao tomar alguma decisão, trazendo a tona todos os valores, conhecimentos e habilidades para atuar em tal procedimento, ou mesmo silenciando ou se afastando, para se reconectar com a sabedoria interior, ou seja, até mesmo para se colocar no lugar do outro é necessário escutar a si e ter um autoconhecimento.
[pic 1]
- ´´Pinakari``, é um estado que favorece a escuta profunda, pois diminui a dispersão, ativa a presença pessoal, e contribui para e inteligência coletiva acontecer.
- “Roda de Escuta”, outra prática que merece ser enfatizada, movida por experiências de conversas e decisões da antiguidade, e reeditada pela Escuta Ativa e Metodologias Integrativas.
[pic 2]
- Uma prática importante que exemplifica um pouco do estudado é o exemplo que pode ser feito do “bastão de fala”, em que a pessoa com o bastão se coloca no centro do circulo e fala quilo que lhe quer ser transpassado e os demais observam, ou melhor “escutam” a pessoa que está com o poder da palavra.
[pic 3]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com