A CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
Por: pocafiel • 20/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.041 Palavras (9 Páginas) • 1.119 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
MARIA ELIANA OLIVEIRA SANTIAGO COSTA
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina estagio obrigatorio .
Profº. Adarly Rosana Moreira Goes
[pic 2]
Serrinha
2012
I – Identificação da Instituição:
1. Descrição Geral:
1.1 - Nome da Instituição:
Prefeitura Municipal de Serrinha – Bahia/ Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS-AD.
1.2 – Endereço:
Rua Reginaldo Ribeiro, 803 – Centro – Serrinha – Ba, CEP: 48.700-000.
1.3 – Histórico da Instituição:
No município de Serrinha-Ba, cresceu o número de jovens, adolescentes e adultos usuários de substâncias psicoativas, deixando-os em situação de vulnerabilidade social devido a essa questão social. Em contrapartida a Prefeitura Municipal, através da Secretária de Saúde inicia uma nova caminhada na história da saúde mental.A partir de então os profissionais necessários para compor a equipe técnica foram sendo contratados, e também sendo articulada a rede de serviços no município ( área de Assistência Social, atenção básica, educação, justiça dentre outras) dentro de uma perspectiva de intersetor alidade. Até que em maio de 2008 é implantado o CAPS – AD (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas).
1.4 – Estrutura Organizacional
O CAPS – AD está localizado no bairro centro com um espaço que possibilita um atendimento dos usuários esse espaço é alugado pela Prefeitura Municipal. O estabelecimento possui a recepção, posto de enfermagem, dois consultório, sala de administração, cozinha e salão onde são realizada as atividades em grupos e refeições. Funciona de segunda a sexta das 08:00 da manhã as 16:00h.A Unidade possui uma equipe multidisciplinar, são vários técnicos que se organizam para acolher o usuário, desenvolve projetos terapêuticos, atividades de reabilitação psicossocial, bem estar e tratamento de saúde.
Os profissionais envolvidos nas atividades desenvolvidos pelo CAPS AD são:
-Coordenadora Administrativa
Médico Psiquiatra
- Médico Clinico
- Assistente Social 03
- Terapeuta Ocupacional 01
- Psicólogo 01
- Enfermeira 01
- Técnico de Enfermagem 02
- Nutricionista 01
Com equipe auxiliar composta por: cozinheira, recepcionista, oficineira, auxiliar de serviço gerais, motorista e vigilante.
2 – Objetivo Institucional:
2.1 – Natureza dos Programas e Projetos:
O CAPS AD tem como missão a recuperação de dependentes químicos oferecer atendimento geral em saúde mental para usuários de substâncias psicoativas e seus familiares, e trabalhar na prevenção do uso de drogas.
Tendo como objetivo:
- Acolher e oferecer tratamento e reinserção social de usuários de drogas e apoiar suas famílias.
- Promover e fomentar ações de prevenção a usuários de drogas.
- Buscar e reunir todos os setores envolvidos e a sociedade em geral no enfrentamento à problemática do uso abusivo de drogas.
- Investir na inserção e reinserção psicossocial, desenvolvendo atividades que buscam melhorar na qualidade de vida. Tais atividades integram os laços familiares, comunitários, atividades recreativas e de trabalho.
Dispensação de Medicamento pelo CAPS AD:
A realidade da grande parcela da população brasileira no que se refere à saúde é a falta de condições para adquirir medicamentos. Os pacientes do CAPS AD medicamentos que requerem cuidados especiais em sua administração.
O Governo já dispensa os medicamentos excepcionais e as farmácias básicas distribuem alguns medicamentos de uso contínuo.
A direção do CAPS AD tem o objetivo de zelar pela eficiência, eficácia e efetividade do tratamento.
2.2 – Política Social:
No CAPS AD estão presentes atuação de varias políticas sociais, fazendo parte da rede do SUS, a política de redução de danos, além da política de Saúde Mental, a política de Assistência Social, Segurança, Cultura, Educação etc. Desenvolvendo trabalho em parceria com:
- Hospital Municipal de Serrinha
- Secretaria de Desenvolvimento Social
- Centro de Referencia da Mulher (CRM)
- Defensoria Publica
- Secretaria Municipal de Saúde
- NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família)
- Unidade Básica de Saúde
- CRAS
- CREAS
- CAPS II
2.3 – Recursos Financeiros:
O CAPS AD desde sua implantação é mantido com recursos do Ministério da Saúde e a contra partida da Prefeitura Municipal
Sendo um serviço que atua juntamente com a comunidade o CAPS AD desenvolve atividades que visam a socialização e a obtenção de recursos financeiros.
3 – Âmbito Institucional
3.1 – Caracterização da População:
A população foco de atendimento do CAPS AD são portadores de dificuldades decorrentes do uso de substâncias psicoativas como Álcool e outras Drogas.
Quanto aos usuários inseridos na instituição são cerca de 190 com idade a partir de 14 anos que são divididos em 03 modalidades sendo:
- Intensivos 40
- Semi-intensivo 60
- Não-intensivo 90.
Fora outros que são atendidos na emergência.
Os objetivos do Serviço Social no CAPS AD:
- Acolhimento a família ;
- Entrevista social ( prontuário ) ;
...