A Caracterização Institucional
Por: veralucia27 • 12/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.638 Palavras (11 Páginas) • 520 Visualizações
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
RELATÓRIO DO ESTÁGIO I SUPERVISIONADO
CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL
VITORIA DA CONQUISTA– BA
2018
MARA RÚBIA DAS VIRGENS SANTOS BATISTA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO I SUPERVISIONADO
CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL
Relatório apresentado ao Curso Serviço Social da Universidade Pitágoras UNOPAR, em atendimento as exigências da disciplina Estágio Curricular Obrigatório cursada no 5º semestre. Supervisor de Campo:
Orientadora Acadêmica:
VITORIA DA CONQUISTA– BA
2018
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................04
Relatório Estágio Curricular I Caracterização Institucional.........................05
Conclusão..........................................................................................12
Referências........................................................................................13
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento desse trabalho se refere a obeservar o reconhecimento das atividades propostas oferecidas pelo CREAS-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, bem como atender as necessidades básicas de média complexidade dos usuários com seus direitos violados, além de oferecer serviços de proteção a individuos e famílias vitima de violência,maus-tratos, abusos e exploração sexual contra crianças e adolescentes, e entre outras formas de violação.
Esse relatório foi elaborado de forma descritiva e tem como objetivo apresentar a trajetória acadêmica durante o estagio I do curso de serviço social 5º semestre.
RELATÓRIO ESTÁGIO CURRICULAR I CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL
A cidade de Planalto – BA está localizada no sudoeste da Bahia, com uma população de aproximadamente 24.949 habitantes. È cortada pela Rio Bahia BR 116, apresenta clima variado,períodos do ano frio e chuvoso e períodos muitos quentes.Na zona rural as atividades são: pecuária, lavoura,agricultura.
A prefeitura municipal de Planalto está localizada na Praça Duque de Caxias, s/n uma das principais praças da cidade e tem como gestor atual o prefeito Edilson Duarte da Cunha. A prefeitura juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social busca fazer um trabalho social de incentivo, informações, escuta e respeito com a finalidade de levar a população informações que mostre a todos os seus direitos através das políticas públicas.
A Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade de Planalto está localizada na Rua Tiradentes, s/n e tem como Secretária atual Rosineide Rodrigues Macedo Duarte. A Secretaria de Desenvolvimento Social trabalha no combate ás conseqüências geradas pela pobreza, como exclusão social, a garantia de acesso as políticas públicas essenciais para a vida como educação, saúde, cultura, lazer e habitação e uma política de inclusão social das camadas mais pobres da população.
A cidade de Planalto, hoje conta com o trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CRAS- Centro de Referência de Assistência Social, Conselho Tutelar, PETI- Programa de Erradicação Trabalho Infantil, os recursos financeiros vêm do governo Federal, e conta também com verbas da Prefeitura Municipal de Planalto.
O Estágio I foi realizado no centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS que está localizado na Rua Castro Alves, s/n Centro município de Planalto- BA, o CREAS foi implantado no dia 05 de abril de 2011 integrado á Secretária de Ação Social tendo uma Coordenação própria; o estágio ocorreu no período de 07 de maio a a 11 de junho de 2018, totalizando assim, á carga horária de 150 horas, foi supervisionado pelo supervisor de campo, o Assistente Social Luiz Carlos Silva Ramos CRESS 17407.
Tendo um quadro de funcionários que conta com uma coordenadora, um psicólogo, uma assistente social, um técnico administrativo, uma assistente administrativa, uma auxiliar de serviços gerais, uma educadora social, e um assessor jurídico tendo um total de 335 famílias cadastradas, dois grupos de fortalecimento de vínculos de crianças de 07 a 12 anos, o CREAS presta atendimento psicossocial, social e jurídico a maioria do sexo feminino com déficits social e cultural; a equipe está sempre pronta a atender os usuários com dedicação em prol do bem estar dos cidadãos e usuários.
O CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada de responsabilidade do governo, oferecem serviços ás pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social aos usuários de risco ou em situação de rua, exploração sexual a crianças e adolescentes, mulheres e idosos. O CREAS e um equipamento público onde se desenvolve vários atendimentos aos usuários com seus direitos violados.
A porta de entrada do CREAS é através de denuncias disque 100, encaminhado por outro órgão como: Conselho Tutelar, Ministério Público, busca ativa e através do próprio
...