A DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Por: arleidegalvao • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.314 Palavras (6 Páginas) • 4.924 Visualizações
1- INTRODUÇÃO:
O projeto de pesquisa de campo, cujo tema é Violência Domestica e Conjugal contra a Mulher. A violência de gênero constitui-se foco de importantes questionamentos e discussões em nossa sociedade, sendo caracterizado por experiências pautadas pelo sofrimento, pela revolta, pelo trauma e, conseqüentemente, pelo desejo de transformação de práticas sociais na atualidade.
A problemática da violência doméstica e conjugal vem sendo cada vez mais discutida nas conferencias e congressos em dias atuais.
2-DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:
Com a necessidade de compreender a dimensão do problema social ocasionado pela violência doméstica contra a mulher, procurou-se analisar suas múltiplas formas, tendo em vista ser uma das mais graves expressões da questão social relacionadas à cidadania e aos direitos das mulheres na crise da modernidade. Com base no problema em questão, foram adotados os seguintes questionamentos: Qual o perfil das usuárias e dos agressores? Onde procurar ajuda? Quais são as condicionalidades para o acesso de vítimas de violência doméstica ao serviço de abrigamento?
De que maneira deve-se abordar uma mulher com evidências de violência que chega a uma unidade de saúde? A mulher em situação de violência se apresenta com medo, insegurança, desconfiança, dor, incerteza, frustração, além das lesões físicas.
3-DEFINIÇÃO DA BASE TEORICA:
A violência vem sendo estudada cada vez mais no decorrer das últimas décadas, por causa da presença de vários episódios tristes que se proliferam na sociedade.
De acordo com Minayo (1998), a violência não é objeto específico da medicina, mas também social, que muitas vezes está embutida em aspectos da política e sociologia, Segundo Azevedo:
Violência é toda iniciativa que procura coação sobre a liberdade de alguém, que tenta impedir-lhe a liberdade de reflexão, de julgamento, de decisão e que termina por rebaixar alguém ao nível de meio ou instrumento num projeto, que o absorve e engloba, sem tratá-lo como parceiro livre e igual. A violência é uma tentativa de diminuir alguém a renegar-se a si mesmo, a resignar-se à situação que lhe é proposta, a renunciar a luta, a abdicar de si. (VILELA, 1977 apud AZEVEDO, 1985, p. 19)
É pertinente dizer que muitos atos de violência são resultantes de acúmulos deficitários de uma ordem social, os quais desestruturam famílias e acabam dilacerando a saúde de seus integrantes. A principal vítima ainda é a mulher, que pelo seu histórico permanece como alvo das agressões.
Para Rocha, A violência doméstica é constitutiva de uma ordem social androcêntrica, caracterizada pelas relações de dominação, exploração, hieraquia e assimetria entre os gêneros. Seu alvo principal são as mulheres, de diferentes faixas etárias, condição social e pertencimento étnico/racial. (ROCHA, 2007).
4-FORMULAÇÃO DE HIPOTESE:
Apesar das evoluções da mulher no mercado de trabalho e de serem independente do homem, porque será que muitas mulheres ainda são sujeitas a sobreviverem com homens que as violentam e espancam como foi visto no bairro pesquisado?
Porque as mulheres em situação de violência doméstica freqüentemente possuem o perfil de dependência econômica e emocional do parceiro?
5-JUSTIFICATIVA:
A escolha do tema Violência Domestica e Conjugal contra a Mulher no bairro Barreiro, foi devido à violação dos direitos das mulheres, por ser algo que acontece com muita freqüência, um problema grave que aos poucos tem chegado ao conhecimento da população.
A maior parte não pede ajuda. Isso acontece pelo fato de sentirem vergonha, por dependerem emocionalmente ou financeiramente do agressor, pois acham que a violência não vai se repetir, por causa dos filhos e até mesmo para não prejudicá-lo socialmente, não denunciam.
Sobre a especificidade da temática e do fazer profissional. Existem 3 perguntas a serem respondidas, que são: Por quê? Para quê? Para quem?). Sofrer tanto assim?
6-OBJETIVOS:
GERAL;
- Identificar as principais formas de violência Domestica e Conjugal contra a mulher no Bairro Barreiro.
ESPECIFICOS;
- Analisar o impacto dos episódios de violência na subjetividade das vítimas;
- Identificar quais as condicionalidades para a solicitação de abrigamento;
- Verificar quais os encaminhamentos realizados pelos técnicos da instituição.
7-METODOLOGIA:
Nessa linha de reflexão foi indispensável a utilização de uma metodologia capaz de dar suporte ao tema em questão, no que concerniu ao entendimento e desenvolvimento dos mecanismos da leitura imbricada na realidade.
O campo simbólico da pesquisa foi a Unidade Básica de Saúde do Bairro Barreiro.
É uma categoria que indica a realidade objetiva dada ao homem por meio de suas sensações e que existe independente dele. [...] a dialética está vinculada ao processo dialógico de debate entre posições contrárias, e baseada no uso de refutações ao argumento por redução ao absurdo à verdade. (RICHARDSON, 2007, p. 44-45).
O materialismo histórico dialético foi utilizado para o entendimento da dinâmica social envolvida pela violência perpetrada contra a mulher, tendo em vista ser a corrente filosófica que mais se enquadrava na busca do estudo contínuo dos acontecimentos.
Dessa forma procurou-se o entendimento da contradição gerada pela violência doméstica na abordagem de gênero, visto que esta é resultante de um processo histórico e dinâmico engendrado na sociedade. Por exemplo, a violência doméstica é também resultado da conjuntura da sociedade brasileira na qual o desemprego, o trabalho precário integram grande segmento da população de agressores e vítimas da violência doméstica. Nesta conjuntura com freqüência, as vítimas tornam-se dependentes do agressor e ficam presas nos grilhões da violência.
...