A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DO INDIVIDUO
Por: fernandakelly21 • 6/5/2017 • Projeto de pesquisa • 1.305 Palavras (6 Páginas) • 290 Visualizações
Sumário
1- APRESENTAÇÂO. 5
2- JUSTIFICATIVA. 7
3- OBJETIVOS 8
3.1 – Objetivo Geral. 8
3.2- Objetivos Específicos. 8
4- PÚBLICO ALVO. 9
5- METAS. 10
6- METODOLOGIA. 11
7- RECURSOS HUMANOS. 12
8- RECURSOS MATERIAIS. 13
9- AVALIAÇÃO. 14
10- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO. 15
11- BIBLIOGRAFIA. 16
1- APRESENTAÇÂO.
A instituição Obra do Salvador possui uma estrutura organizacional focada no desenvolvimento de jovens e famílias que se encontram em vulnerabilidade social.
Neste contexto, será elaborado e executado na instituição, um projeto de ação cujas características estão atreladas com base na realidade dos usuários e profissionais frente a esse desafio.
Ao acompanhar o perfil dos usuários, suas realidades e particularidades, pude perceber que predomina em muitos casos: omissão familiar, abandono, precariedade, desemprego, violência, drogas, direitos violados, revolta etc. Situações as quais me fez refletir sobre o que poderia mudar ou minimizar tais impactos. Sobre tudo, como transformar a vida dessas famílias, o que me levou a crer que através de uma estratégia de intervenção familiar tendo base uma ação reflexiva/educativa que trabalha a construção de uma consciência crítica frente às dificuldades de reinserção social em vários níveis.
Durante as etapas de estágio, tive a oportunidade de acompanhar e conhecer as características do projeto o qual estou inserida a forma como são geridas as políticas sociais, o cunho assistencial, cultural, educacional, dentro de uma estrutura organizacional bem definida e dinâmica.
Os profissionais de Serviço Social realizam vários projetos e programas, tais como: PIPA (Projeto de Iniciação Profissional para Adolescentes), PTPA (Programa de Trabalho Protegido na Infância), PJA (Programa Jovem Aprendiz) e Escola de família, sendo estes adaptados ao longo dos anos para garantir o protagonismo dos usuários, tornando-se um veículo de transformação social, oportunizando os seus usuários a vivência de valores que muitas vezes já extintos em seu seio familiar, como Amor, Respeito a Diversidade, Comprometimento, Ética, União etc., elementos imprescindíveis a promoção integral e fundamental do ser humano na formação de cidadania.
Com o objetivo sócio educativo, é imprescindível a atuação de uma equipe multidisciplinar sólida, inovadora e comprometida, com o desenvolvimento familiar com acompanhamento psicossocial individual e em grupo, para pais e responsáveis de crianças em situação de vulnerabilidade e violação de direitos, como também de seus filhos adolescentes.
O objetivo principal da equipe técnica é de intervir junto às famílias cujas crianças e/ou adolescentes vivenciam a violação de direitos em suas várias vertentes, visando o fortalecimento dos vínculos intrafamiliares e do exercício dos seus papeis da autoridade legítima da mesma forma na condução e educação dos seus filhos, oferecendo um espaço adequado de reflexão e protagonismo social. O projeto fundamenta-se no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu artigo 129, parágrafo IV, capítulo V.
Os encaminhamentos ao programa são através da Vara da Infância e Juventude de Campos dos Goytacazes, Ministério Público, Conselhos Tutelares, CREAS, CRAS e Secretaria de Educação e entidades cadastradas no Conselho de promoção dos direitos da Criança e do Adolescente.
Durante o período no campo de estágio, pude observar que o profissional de Serviço Social, os psicólogos influenciam muito na vida das famílias assistidas, dando-lhes orientações, conselhos, direcionamentos, informando-os sobre seus direitos em prol da conquista de uma vida de qualidade.
Assim sendo, o projeto de ação será executado nas dependências da instituição Obra do Salvador, com propósito de incentivar sobre a importância da família na formação do indivíduo.
2- JUSTIFICATIVA.
Frente a uma instituição assistencial, inserida no contexto da vulnerabilidade social, onde a leitura da realidade social se expressa na totalidade, faz-se necessário constantemente inovar, criar projetos, discutir medidas e ações para propiciar melhorias nos processos e na vida em sociedade.
O foco principal desse Projeto de Ação está baseado em nortear e conscientizar aos responsáveis sobre a importância da família na formação dos seus filhos. A família deve ser a principal responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Uma boa educação dentro de casa garante uma base mais sólida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais, características do período de amadurecimento. A ausência familiar gera graves consequências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.
Nessa etapa de estágio, percebi tamanha vulnerabilidade das famílias, na condução da educação, da postura, nos valores, tensão econômica, em relação aos seus filhos, sendo esses pontos relevantes para apresentar um Projeto de Ação que venha mobilizar pais e responsáveis para um encontro grupal e orientando-os sobre essa problemática pautada na aproximação com a realidade dessas famílias, analisando seu contexto social, familiar e econômico, em conjunto com a equipe técnica.
3- OBJETIVOS
3.1 – Objetivo Geral.
Incentivar e orientar quanto a importância da presença da família que é o primeiro espaço de convivência do ser humano. Referência fundamental para qualquer criança é na família que, independente de sua configuração,
...