A Importancia Do Farmaceutico No Sus
Trabalho Escolar: A Importancia Do Farmaceutico No Sus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: medradoamanda • 6/12/2014 • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 627 Visualizações
01. O etanol que é muito solúvel em água, também é adicionado à gasolina dos carros. Como você explica isto?
O etanol possui em sua estrutura uma parte polar (OH) e também apolar, com o aumento da cadeia carbônica aumenta o caráter apolar fazendo com que a parte polar se dissolva em água que também é polar e a parte apolar se dissolva na gasolina que é apolar, ou seja, o etanol se dissolve tanto em água como em gasolina, por possuir polaridade e apolaridade.
02. Quais os principais tipos de reações que ocorrem com os álcoois? Exemplificar.
Desidratação: Os álcoois podem ser desidratados com H2SO4 concentrado a quente ou com Al2O3 (alumina). O produto formado dependerá basicamente da temperatura em que a reação for realizada. A cerca de 180 C o produto principal é de eliminação – um alceno. Se a reação, porém for realizada a cerca de 140 C, o produto principal é de substituição – um éter. Ambos tratam de uma desidratação intermolecular.
Eliminação em dióis: Os diálcoois em meio ácido e a temperatura elevadas podem produzir dienos. Eliminação em álcoois cíclicos: Em meio ácido, ou álcoois cíclicos podem ser hidratados assim como os alcenos. Reação com HX diluído: Os álcoois podem ser tratados com ácidos halogenídricos, produzindo haletos. Reação com HI concentrado: O HI pode reagir com álcoois, produzindo alcanos. Essa propriedade específica do HI se deve ao fato de o iodo ser um elemento muito grande e abandona facilmente uma estrutura. Reação com cloreto de tionila: Com cloreto de tionila, os álcoois produzem haletos. Reação com haletos de fósforo: Pode-se obter haletos pela reação de um álcool com haletos de fósforo, especialmente, os cloretos.
Reação com ácidos (esterificação): Reagindo um álcool com um ácido, a frio, em presença de ácido sulfúrico concentrado há a formação de ésteres. Considerada uma das reações mais importantes dos álcoois.
Reação com aldeídos ou cetonas: Reagindo um álcool com aldeídos ou cetonas, em meio ácido, pode-se obter compostos chamados acetais (éteres duplos). Reação com cloretos de ácidos: Reagindo-se um álcool com cloreto de ácido podemos obter um éster.
03. Pesquisar a solubilidade dos álcoois em água e mostrar sua relação com a estrutura.
O etanol é solúvel em água, pois o mesmo possui em sua estrutura uma parte polar (OH – hidroxila). Sabe-se que a água é polar. “semelhante dissolve semelhante”. Devido à polarização estes formam ligações de hidrogênio.
04. Qual o produto da oxidação de um álcool secundário com o K2Cr2O7?
As oxidações de álcoois podem dar origem a um aldeído, uma cetona ou um ácido carboxílico, dependendo do álcool, do agente oxidante e das condições de reação. Álcoois secundários são oxidados a cetonas quando tratados com o K2Cr2O7.
05. Descrever métodos usados industrialmente na preparação do álcool etílico?
Existem basicamente 3 processos utilizados para a fabricação do etanol: a fermentação de carboidratos, a hidratação do etileno e a redução do acetaldeído (normalmente preparado pela hidratação do acetileno).
Fermentação de carboidratos (fermentação de açúcares): Uma enzima, a zimase, é responsável pela conversão dos açúcares em álcool e gás carbônico:
Fermentação de açúcares
C6H12O6(aq) 2 CH3CH2OH(aq) + 2 CO2(g)
Uma enzima, a diástase (ou maltase), converte o amido em açúcares e então zimase converte-os em álcool. O etanol produzido por fermentação chega ao máximo a 14% na solução: acima desta concentração, o etanol destrói a enzima zimase e a fermentação para Enzimas são proteínas com propriedade de catalisar determinadas reações em organismos vivos, a partir das reações bioquímicas.
Hidratação do etileno: C2H4 + H2O H2SO4 CH3CH2OH
É uma reação reversível catalisada por ácido com envolvimento de uma molécula de água. Dois processos sintéticos importantes de produção do etanol são:
Hidratação na forma indireta: rendimento de 90%, com a formação de 5 a 10% de éter. Hidratação direta em fase de vapor: rendimento de 92% de álcool, conversão por passagem de 4 a 25%. Redução do acetaldeído: No processo de redução do acetaldeído dá origem ao etanol.
06. O que se entende por álcool absoluto? E álcool anidro?
Álcool absoluto: é um combustível obtido através do tratamento do benzeno r destilação do etanol, sendo altamente concentrado, ou seja, álcool etílico puro, utilizado apenas, quando necessário, principalmente no preparo de fórmulas farmacêuticas e cosméticas.
Álcool anidro: é o álcool considerado isento de água, ou seja, sem adição de água sendo dessa forma miscível em gasolina em qualquer proporção e tem
...