A Luz é Uma Forma De Energia
Exames: A Luz é Uma Forma De Energia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: melinda32 • 7/9/2014 • 2.147 Palavras (9 Páginas) • 404 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
A LUZ É UMA FORMA DE ENERGIA
CAMPINAS
2014
A LUZ É UMA FORMA DE ENERGIA
Trabalho apresentado para avaliação da Atividade Pratica Supervisionada do 1° semestre para o curso de Engenharia Civil.
Campinas
2014
SUMARIO
1. RESUMO
2. INTRODUÇÃO
3. O QUE É LUZ
Luz é uma onda eletromagnética, que é a combinação de energia elétrica e magnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual a olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação eletromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
4. O QUE É ENERGIA
Energia é um termo que deriva do grego "ergos" cujo significado original é trabalho. Energia na Física está associado à capacidade de qualquer corpo produzir , ação ou movimento.
A energia não pode ser criada, mas apenas transformada (primeiro princípio da Termodinâmica) e cada uma capaz de provocar fenômenos determinados e característicos nos sistemas físicos.
5. MAS A LUZ SERÁ MESMO ENERGIA?
Sim a luz é um tipo de energia, ela pode ser considerada uma energia primária que da origem a vários outros tipos de energia; como por exemplo, a energia gerada pelas hidrelétricas que só é possível devido ao fluxo de água dos rios, água essa que aumenta e se renova devido ao fenômeno da evaporação que é a transformação de água líquida em vapor graças a luz solar. Pode-se também pensar que todo tipo de energia fóssil (restos de animais e plantas compactados a milhares de anos) teve como fonte de energia primária o sol, integrante indispensável no processo da fotossíntese ou ainda pode-se ressaltar a importância do sol na variação da pressão e energia na atmosfera causando o aumento do fluxo de massas de ar e viabilizando a energia eólica.
Porém uma maneira de se obter energia direta através da luz solar é utilizando o efeito fotovoltaico , efeito este descoberto por Becquerel e aperfeiçoado por cientistas envolvidos com projetos espaciais de alimentação de satélites, dez de então essa tecnologia que transforma luz em watts vem sendo aperfeiçoada e disponibilizada para a população. Esse tipo de energia é gerada através da incidência de radiação solar em placas de cilício, atualmente é muito utilizado nos equipamentos de comunicação, sinalização, etc.
Vale ressaltar que existem outros meios de conversão de energia solar em energia elétrica como a energia solar térmica de alta temperatura utilizando-se refletores que aquecem a água gerando vapor e acionando turbinas.
6. O QUE É UMA CHAMA?
A chama é a porção de luz resultante da combustão dos gases produzidos por matérias incendiadas. Dependendo do material queimado a chama pode obter cores diferentes, isso ocorre porque a cor depende basicamente da substancia em maior abundancia presente no material.
6.1 Como a chama de uma vela emite luz?
A vela é uma fonte de luz que consiste em um pavio inserido no combustível solido, no caso da vela é utilizado a parafina que é derivada do petróleo.
Durante a preparação da vela, o pavio é saturado com o combustível na forma sólida. O calor do fosforo ou outra fonte de fogo vai derreter e vaporizar uma pequena porção de combustível que, no estado gasoso vai combinar-se com o oxigênio da atmosfera para formar a chama. A chama vai então providenciar calor suficiente para manter a vela acesa.
Mas a questão é como a chama emite luz? Isso ocorre porque a partir do momento em que um material é aquecido como por exemplo a vela ela emite radiações que é a propagação da energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com uma certa velocidade. A energia liberada neste caso é de forma eletromagnética que é a combinação de campos elétricos e magnéticos que se propaga em forma de ondas em diversas frequências assim emitindo a luz.
7. COMO O SOL EMITE LUZ?
7.1 Estrutura do sol
O Sol pode ser dividido em interior solar e atmosfera solar, sendo que cada um é
composto de 3 camadas. Nem todas as estrelas têm a mesma estrutura interna. Isso varia de estrela para estrela, depende da quantidade de massa.
Existem estrelas de baixa massa similar ou ligeiramente menor do que o sol e estrelas de grande massa. As estrelas de grande massa, diferentemente daquelas pouco massivas como o sol, geralmente apresentam um núcleo convectivo e um envelope radiativo.
A parte mais externa da estrutura solar a atmosfera é
...