A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Por: karyfagundes • 30/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.346 Palavras (10 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
ACADEMICOS:
Karina Fagundes Padilha RA:375606
Leidiane Lima da Cunha RA:380172
TUTOR PRESENCIAL: Graziela A.Sponchiado
TUTOR (EAD): Ma.Edilene Xavier Rocha Garcia
CRISTALINA, GO/2014
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da Disciplina “Pesquisa em Serviço Social”.
TUTOR PRESENCIAL: Graziela A.Sponchiado
TUTOR (EAD): Ma.Edilene Xavier Rocha Garcia
CRISTALINA, GO/ 2014
SUMÁRIO
Introdução..................................................................................................3
Sumário.......................................................................................................4
As Relevâncias Atuais do Serviço Social..................................................5
Principais Tópicos e conceitos sobre a pesquisa do melhor em casa......6
Importância da pesquisa dentro do melhor em casa...........................7
O Projeto Melhor em Casa....................................................................8
Objetivo Geral.......................................................................................9
Objetivo Específico..............................................................................10
Justificativa..........................................................................................11
Cronograma.........................................................................................12
Conclusão............................................................................................13
Referências Bibliográficas..................................................................14
INTRODUÇÃO
O presente Projeto de Pesquisa tem como objetivo adquirir conhecimento específico sobre a pesquisa social seus métodos e técnicas, características fundamentais do processo de pesquisa. O papel principal do Assistente Social na vertente de um Projeto de Pesquisa, levando em consideração o tempo a ser utilizado em cada etapa da pesquisa, pois, a pesquisa social é um processo que utiliza a metodologia científica, e que permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. Este presente estudo relaciona a teoria e a prática dos Assistentes Sociais em relação às Pesquisas Sociais, a formação deste profissional mediante o conhecimento necessário de uma Pesquisa – Ação. Os Métodos Científicos são realidades no pressuposto histórico da realização da prática deste profissional de Serviço Social, a observação e a investigação são importantes para a vertente da Pesquisa Social. A pesquisa na área do Serviço Social ganhou destaque com debates e produções a partir do Movimento de Reconceituação, através do processo de questionamento da atuação dos assistentes sociais frente às mudanças societárias, exigindo um novo perfil profissional.
As Relevâncias Atuais do Serviço Social
O processo de pesquisa exige do pesquisador sujeito deste processo se perguntar pelo desconhecido, pelo que não se sabe, pelo que é obscuro em determinado momento histórico, pelas possibilidades que se colocam ao sujeito em sua relação com a realidade e pela validade e alcance social do conhecimento produzido perante as demandas concretas da humanidade. Neste sentido pesquisar faz parte da natureza humana e como condição ontológica está presente nas intenções e ações humanas. Pesquisa pode significar condição de consciência crítica e cabe como componente necessário de toda proposta emancipatória. Para não ser mero objeto de pressões alheias, é senhor encarar a realidade com espírito crítico, tornando-a palco de possível construção social alternativa. Aí, já não se trata de copiar a realidade, mas de reconstruí-la conforme os nossos interesses e esperanças. “É preciso ‘construir a necessidade de construir novos caminhos’, não receitas que tendem a destruir o desafio da construção”. No Serviço Social existem questões que apesar de antigas e recorrentemente discutidas, ainda estão na ordem do dia exigindo reflexões. Uma delas é a questão da utilidade da pesquisa para a profissão e a possibilidade de torná-la uma atividade de uso corrente e sistemático no trabalho do assistente social. Pesquisar é exercício sistemático de indagação da realidade observada, buscando conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato, com um fim determinado e que fundamenta e instrumentaliza o profissional a desenvolver práticas comprometidas com mudanças significativas no contexto em que se insere e em relação à qualidade de vida do cidadão. O Serviço Social como profissão sócia - histórica tem em sua natureza a pesquisa como meio de construção de um conhecimento comprometido com as demandas específicas da profissão e com as possibilidades de seu enfrentamento. Ao mesmo tempo em que se coloca como uma possibilidade de objetivação da prática profissional é desafio permanente para os profissionais que pretendam ser críticos e propositivos no atual cenário nacional e em relação ao processo de formação profissional. Hoje norteados de ferramentas e instrumentais técnicos, o profissional do Serviço Social, passa a se sentir impelido pela pesquisa, pois não tem como separar o trabalho da pesquisa. A falha que pode ter no objetivo final, é a má utilização da metodologia científica o não pensar no trabalho como uma “estrutura interdependente” onde um fato adverso da proposta inicial, pode gerar outras mudanças em toda estrutura proposta.
...