A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
Por: willians.porto • 5/11/2018 • Trabalho acadêmico • 978 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL – MODALIDADE EAD
AVALIAÇÃO: INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
NOME: WILLIANS DOS SANTOS PORTO
CGU: 114968510
[pic 1]
AVALIAÇÃO : INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
PROFESSOR REGENTE: ARNO VORPAGEL SCHEUNEMANN
PROFESSOR TUTOR VIRTUAL: ELISANGELA NEVES LEAL
ORIENTADOR PRESENCIAL : NADIA RIBEIRO
CAJAMAR, 23/10/2018
A técnica de pesquisa escolhida para coleta de dados foi:
- questionário com 10 perguntas abertas;
-entrevista individual com adolescentes usuários do CRAS da Vila Bazú
No CRAS da vila bazú a minha pesquisa está relacionada com jovens de 12 a 16 anos meu levantamento de dados foi elaborado através de um questionário de 10 perguntas abertas e posteriormente uma entrevista individual.
1. ENTREVISTA “Encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de um determinado assunto” (Marconi & Lakatos, 1999, p. 94).
vantagens : Pode ser utilizada com todos segmentos da população (alfabetizados ou não) , há maior flexibilidade: o entrevistador pode repetir a pergunta; formular de maneira diferente; garantir que foi compreendido, permite obter dados que não se encontram nas fontes documentais, Informações mais precisas, Permite que os dados sejam quantificados e submetidos a tratamento estatístico.
QUESTIONÁRIO: Vantagens, Economiza tempo, viagens e obtém grande número de dados , atinge maior número de pessoas simultaneamente, abrange uma área geográfica mais ampla , economiza pessoal (treinamento; coleta campo), obtém respostas mais rápidas e exatas, liberdade de respostas (anonimato), Mais tempo para responder; horário favorável, deste modo optei por ambas para comparar as respostar e chegar a uma conclusão.
No CRAS da vila bazú atualmente tem uma media de 35 adolescentes participantes do (SCFV) uma parte no período da manhã, das 9 hrs as 11:30 hrs, e uma outra parte no período da tarde das 14hrs as 16:30 sempre conciliando com o horário da escola para não atrapalhar as atividades escolares, utilizei as duas turmas para levantamento de dados.
Sexo: meninos 14 e meninas 21
escolaridade : 12 estão na 8° serie
12 estão no 9° serie
11 estão no 1° colegial
Destes 35 adolescentes 11 fazem bico fixo ou ajudam a cuidar dos irmãos mais novos, a prioridade para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são os beneficiários do programa bolsa família porém nas entrevistas pude observar que apenas 21 dos adolescentes a família é beneficiária do programa ou recebem outro beneficio social, alguns adolescentes trabalham fora fazendo bico conciliando os horários da escola, trabalho e (SCFV) e poucos fazem curso de qualificação profissional como segue o gráfico:
...