A Pesquisa em Serviço Social
Por: SilviaMMFaria • 17/5/2015 • Artigo • 3.242 Palavras (13 Páginas) • 167 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]
SERVIÇO SOCIAL
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
CAMPUS: MARTE
ALINE CABRAL DA SILVA – RA: 3830714373
MARCELO ROSA – RA: 3815643106
MARIA APARECIDA GOMES – RA: 1299103732
MARLENE SOUSA SANTOS – RA: 5312956820
SEVERINA EUDOXIA DA SILVA – RA: 6787361238
SILVIA MARIA MARCIANO FARIA – RA: 5568144968
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PROFESSORA: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
SÃO PAULO, 19 DE SETEMBRO DE 2014.
SUMÁRIO
Introdução ______________________________________________________3
Metodologia Cientifica ____________________________________________4
A Relevância da Pesquisa Social na atualidade para o campo do Serviço Social__________________________________________________________ 5
Tipos de Pesquisa ________________________________________________7
Tipos de Pesquisa: Quanto aos Objetivos ______________________________7
Tipos de Pesquisa: Quanto a Forma de Abordagem ______________________8
O Projeto de Pesquisa . Tema: Por que o serviço social deve prestar atendimento aos agressores ? ______________________________________________8
Objetivo Geral __________________________________________________10
Objetivos Específicos ____________________________________________10
Conclusão _____________________________________________________11
Referencias Bibliográficas _________________________________________13
INTRODUÇÃO
Considerando que o contexto atual da sociedade produz inúmeras demandas para o Serviço Social, torna-se cada vez mais necessário, que o Assistente Social se aproprie de mecanismos que possibilitem eficácia na identificação e intervenção das questões sociais. Partindo deste ponto, abordaremos no trabalho a seguir, uma ferramenta/técnica extremamente essencial para que o profissional de serviço social possa conhecer a sua realidade e campo de trabalho, e dar inicio aos seus projetos de intervenção, neste sentido vamos falar sobre a pesquisa social, destacando a sua relevância na atualidade para o Serviço Social.
Ao estudarmos a historia do Serviço Social conseguimos perceber que na tentativa de aproximação a pesquisa e o Serviço Social deram-se numa perspectiva tradicionalista, cujo indivíduo era visto e estudado apenas para manter o “controle desse mundo”, ou seja, os indivíduos eram estudados apenas para fornecer dados ao profissional capaz assim de controlar a população de possíveis rebeliões ou agitações contra o poder governamental.
A principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social seria propiciar a construção de tipologias de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais em princípios para o exercício da pratica profissional. Portanto, no ponto de vista, o Serviço Social, diferentemente das ciências, não estaria voltado para a “acurada descrição e interpretação do mundo social”, mas para o “controle desse mundo”, mediante o manejo de técnicas, informadas por outras disciplinas, tal como procedem a seu ver, as tecnologias e as engenharias (PEREIRA, 2005, p.18).
Já nos dias atuais percebemos o quanto se torna essencial que os profissionais busquem estudar o contexto atual que os cerca para assim poder romper com essa perspectiva conservadora e intervir diretamente nas mazelas sociais, visando à garantia de direitos dos cidadãos.
Desta forma este trabalho apresentara conceitos acerca da metodologia cientifica, pesquisa social e seus diferentes tipos; além de um projeto que possibilitará maior entendimento acerca do tema abordado.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.
O método cientifico é uma disciplina que consiste em estudar, avaliar os métodos da ciência, e tem como objetivo chegar a verdade dos fatos, ela não se distingue de outras formas de conhecimento, tornando o conhecimento cientifico distinto dos demais, tendo como característica fundamental investigar a verdade. Para que um conhecimento seja considerado cientifico, é necessário determinar o método que possibilitou chegar a esse conhecimento. O método se define como o caminho para se chegar ao fim, já o método cientifico é um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para se atingir o conhecimento. (Gil, Antonio Carlos 2008).
O Método é um conjunto de varias atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar um determinado objetivo, de forma organizada, traçando o caminho a ser seguido, possibilitando detectar erros e auxiliando nas decisões. Segue abaixo um esquema das fases de um processo metodológico:
- Formulação de um problema;
- Formulação de uma hipótese;
- Coleta dos dados;
- Analise dos dados;
- Conclusão;
- Elaboração do Relatório.
Partindo desse pressuposto, percebemos que se faz necessária à pesquisa social, como método, para alcançar tal objetivo, ou seja, nos referimos a um “caminho que se chega até o conhecimento”; a metodologia científica, para TARTUCE, (2006) “se refere a método e ciência, um caminho que se chega ao fim, a um objetivo”, não sendo um simples conteúdo a ser decorado, mas como na pedagogia é um aprender fazendo, assim como DEMO, (1996, p.5) cita “a introdução do gosto pela pesquisa”. Ou seja, metodologia é mais do que técnica, são articulações da teoria à realidade, pensamentos sobre essa realidade, pois, “... quem sabe o que está buscando e aonde quer chegar, encontra os caminhos certos e o jeito de caminhar.” (MELLO, 1978, p. 12).
A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL
A pesquisa social é fundamental para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase que investiga toda coleta de dados sobre o tema a ser estudado sempre pautando os princípios éticos Segundo LAKATOS, (2003,p186), a pesquisa é avaliada:“... como aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual se procura uma resposta, ou de uma hipótese, que se queira comprovar (...)”.Toda pesquisa se inicia para sanar uma duvida a qual tem como objetivo descobrir respostas para problemáticas mediante a introdução de procedimentos científicos.
...