A Relação Serviço Social e Movimentos Sociais: o trabalho do assistente social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Por: Ana Beatriz Martins • 7/12/2017 • Monografia • 28.976 Palavras (116 Páginas) • 795 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ANA BEATRIZ MARTINS SILVA
A RELAÇÃO SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: o trabalho do assistente social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
São Luís – Ma
2017
ANA BEATRIZ MARTINS SILVA[pic 2]
A RELAÇÃO SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: o trabalho do assistente social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Serviço Social Universidade Federal do Maranhão como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.
Orientadora: Profª. Drª Silvane Magali Vale Nascimento
São Luís – Ma
2017
[pic 3]
Silva, Ana Beatriz Martins. A relação Serviço Social e Movimentos Sociais: o trabalho do assistente social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)/ Ana Beatriz Martins Silva. – 2017. 90f. Orientadora: Silvane Magali Vale Nascimento Monografia (Graduação) - Curso de Serviço Social, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
|
ANA BEATRIZ MARTINS SILVA[pic 4]
A RELAÇÃO SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: o exercício político profissional do assistente social nos movimentos sociais na cena contemporânea.
Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Serviço Social Universidade Federal do Maranhão como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.
Aprovada em: _____/_____/_____
BANCA EXAMINADORA:
_____________________________________________
Silvane Magali Vale Nascimento (Orientadora)
Doutora em Políticas Públicas
Universidade Federal do Maranhão
_______________________________________________
1° Examinador
Universidade Federal do Maranhão
_______________________________________________
2° Examinador
Universidade Federal do Maranhão
[pic 5]
Dedico este trabalho aos meus pais, Ana Cristina Martins Silva e Marcos Aurélio Marques Silva, por todo amor e confiança depositados em mim ao longo da minha vida.
AGRADECIMENTOS[pic 6]
Primeiramente agradecer a Deus e à Virgem Maria, por estarem sempre comigo me dando força, coragem, inteligência e perseverança nesse processo, que não foi fácil, mas que pude superar todas as dificuldades que apareceram ao longo do caminho.
A minha família, meus pais Ana Cristina Martins e Marcos Aurélio Marques Silva, que sempre me apoiaram em todas as decisões de minha vida e me incentivavam quando as dificuldades eram grandes. Ao meu irmão Marcos Aurélio Junior, que sempre me incentivou na busca pelo conhecimento e crescimento enquanto aluna e futura profissional.
Ao meu noivo, Fabio Rabelo por todo apoio, carinho e paciência ao longo desse percurso.
Às minhas amigas, Luzinete Frazão, Emanuelle Pinheiro, Luma Rocha, Ana Karenina, Jocilene Azevedo e Katherinne Duarte, que foram fundamentais nos momentos de dúvidas e questionamentos acerca do tema, como também na confiança da minha capacidade.
À professora Silvane Magali Vale Nascimento, pela orientação e confiança depositados.
As assistentes sociais do MST - MA, em especial a Zaira Sabry Azar, pela disponibilidade em colaborar com este trabalho.
A todo o corpo docente do curso de Serviço Social desta Universidade, que contribuíram de forma exitosa em minha formação e pela dedicação em sala de aula e fora dela no intuito de formar profissionais comprometidos com o Projeto Ético-político da profissão.
Enfim, a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que este trabalho chegasse ao fim.
[pic 7]
Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos.
Salmos 138, 1 – 3
RESUMO[pic 8]
O presente estudo versa sobre a relação Serviço Social e Movimentos Sociais tendo por objetivo embasar esse debate dando enfoque ao trabalho do assistente social nas organizações da classe trabalhadora, particularizando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) enquanto organização de caráter político e que representa um dos maiores símbolos da luta social dos trabalhadores nas ultimas décadas no Brasil. Procura-se compreender como a profissão vem estabelecendo essa aproximação: se o tema é tratado com prioridade na agenda da profissão, a influência que o exercício profissional do assistente social exerce sobre os movimentos sociais através das dimensões política e pedagógica e destacar as conquistas e desafios enfrentados pelos assistentes sociais ao longo dessa relação. Investiga-se essa relação a partir dos anos 1990 mediante a expansão do capital mundializado no campo na década de 1970 e como essa expansão contribuiu para o acirramento da questão agrária no Brasil e Maranhão, refletindo na formação de diversos movimentos organizados pela classe trabalhadora no campo. Na análise do Serviço Social, considera-se o debate sobre a relação Serviço Social e Movimentos Sociais no contexto de afirmação do projeto ético-político profissional no Brasil, particularizando a análise dessa relação destacando o trabalho do assistente social no MST e as formas de inserção e prática no movimento, que são orientadas pela perspectiva do fortalecimento da luta dos trabalhadores camponeses no processo pela garantia de direitos, bem como as motivações que levaram esses profissionais a estarem inseridos no movimento.
...