TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação entre a identidade e a violência

Por:   •  1/4/2015  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Qual seria a relação entre a identidade e a violência?

O processo de construção da identidade inicia se a partir dos valores transmitidos pela família escola, religião, trabalho e convívio na sociedade. Nossa identidade não e uma dado pronto e acabado, vamos nos igualando e nos diferenciando de várias pessoas, grupos diante das mudanças.

São as relações face a face que determinam o processo de construção identidade, a socialização primaria e secundaria tornam-se assim bastante importantes, pois os indivíduos necessitam uns dos outros para formarem a sua própria identidade.

A identidade só pode ser construída a partir da interação, o sujeito deve produzir algo que não venha ou faça parte da cultura. Na construção da identidade sempre se refere ao outro, pois eu sou o q ele não é, identidade é construída a partir dessas diferenças.

É fato que as drogas estão, há muito, presentes no macro e micro sociedade, fazendo vítimas num número quase que incontável, preocupando e assustando as autoridades pelo fato de que os usuários adentram neste mundo cada vez mais cedo. Assistimos hoje a transformações importantes para a mudança de identidade / violência. Infelizmente a Mídia nos convida a todo o momento a reproduzir aquilo que se passa na TV.

A mídia fortalece bem esta ideia ao apresentar de forma glamorosa as campanhas publicitárias explícitas ou subliminares sobre o consumo de drogas . O acesso fácil, aliado à curiosidade são algumas das explicações para esse fato. Mas o ponto mais importante seria a ausência da estrutura familiar. Se a criança cresce num ambiente emocionalmente estruturado, mesmo que ocorram os conflitos característicos da fase de transição, as amizades não oferecerão tantos riscos. Ao contrário, na inexistência de vínculo afetivo, ambiente familiar problemático onde a falta de interesse por parte dos pais é explicitamente sentida pelo jovem, aí então, fragilizado, este corre grande risco de se envolver com drogas para aplacar o sentimento de inferioridade, de desamor, de descuido.

A violência, pobreza e o sofrimento são fatores que colaboram para a falta de oportunidade de uma pessoa. A convivência fica praticamente impossível até mesmo dentro dos próprios núcleos familiares e aí então é momento de pedir ajuda...

A adolescência é um período muito complexo pelo qual cada indivíduo passa de forma diferenciada, embora algumas mudanças sejam universais. O período de transição pode ser sentido de forma educativa promovendo o fortalecimento dos laços afetivos quando a família possui certa estrutura emocional a ser oferecida ao seu jovem; porém quando a família apresenta-se desestruturada, os vínculos, já fragilizados, rompem-se facilmente proporcionando possibilidades de internalização de traumas que poderão servir como desculpas para ligação com grupos de conduta questionável, inadequada e a entrada no mundo das drogas ganha maior campo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com