A Saude Publica
Por: vanessas21 • 18/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 274 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................6
REFERÊNCIAS............................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
A saúde é um direito de todos nós cidadãos e um dever do Estado. Mas a saúde pública do país e de nossos municípios é precária e há uma grande deficiência na estrutura, na falta de medicamentos, equipamentos, medicamentos e a falta de profissionais capacitados.
A má qualidade no atendimento nas Unidades Básicas é outra situação lamentável. A dificuldade das pessoas em conseguir simples exames é enorme e com o mau atendimento nessas unidades, surgem as grandes filas nos hospitais, a falta de leitos que acomodem os pacientes, a maioria deles muitas vezes se acomoda no chão pelos corredores.
Essas situações não são dignas nem para os pacientes nem para os profissionais que convivem com tais situações.
O SUS não cobre todas as necessidades da população, o sistema que é utilizado pela camada mais pobre, tem grandes deficiências e não consegue oferecer o melhor para aqueles que mais necessitam de atendimentos e não tem alternativa de acesso a saúde.
Em nossos municípios Carmo e Além Paraíba as situações não são diferentes. Por serem municípios pequenos o atendimento na área da saúde é carente.
A falta de medicamentos nas Unidades Básicas é constante, a falta de médicos, de equipamentos e até marcar simples exames é bem complicado.
Então é possível perceber que a saúde pública não é só ineficiente em nossos municípios e sim infelizmente em nosso país. Nossas autoridades precisam ter a consciência que tem que empregar o dinheiro público nas áreas que realmente precisam de melhorias.
A saúde é umas delas que precisa urgentemente de melhorias, pois saúde é essencial na vida de todos nós, as pessoas tem o direito de ter o melhor atendimento possível, porque pagamos impostos e queremos ver bons resultados em prol do bem estar de todos.
2 DESENVOLVIMENTO
A saúde pública em nosso país é algo precário, que precisa ser tratado com muita atenção pelas nossas autoridades. A saúde é essencial para qualquer cidadão, todos nós temos direito e acesso a uma saúde pública de qualidade.
A população brasileira sofre com a falta de atendimento médico adequado e com a crescente privatização do sistema de saúde. É de baixíssima qualidade a saúde pública oferecida. Longas filas para atendimento ambulatorial e hospitalar, desvio de materiais, unidades de assistência médica superlotadas, administradores negligentes em parceria com governantes corruptos, esse é o retrato da saúde pública brasileira. Crianças e idosos morrendo em corredores de hospitais públicos, sem atendimento e medicamentos, são motivos de vergonha nacional.
O Sistema Único de Saúde – SUS que tem como conceito básico a universalização do atendimento à saúde surgiu com a Constituição de 1988. A ideia era atingir ampla e irrestritamente a todos os cidadãos, independente de classe social, com financiamento público. Ao sistema privado caberia a ação suplementar.
Mas o nosso Sistema Único de Saúde, não atua bem na maior parte do Estado Brasileiro. Por isso também iremos frisar a carência da saúde em nossos munícipios. Carmo e Além Paraíba também sofrem com o descaso das autoridades para com o bem estar da população em termos de saúde de qualidade.
A população sofre com a demora de exames médicos, com a falta de medicamentos nos postos de saúde, com a falta de médicos, e até mesmo de equipamentos básicos para que se façam exames simples e de rotina.
Os hospitais não funcionam e nem oferecem serviços de qualidade a população, o hospital de Além Paraíba já esteve por um período curto, sem maternidade. Isso sim é um absurdo pois as mães grávidas tinham que se deslocar de um local para outro já em trabalho de parto, comprometendo suas
...