A Terra Fria
Por: Gabriela Sá • 19/6/2018 • Resenha • 1.135 Palavras (5 Páginas) • 248 Visualizações
Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Serviço Social
Disciplina: Tópicos Especiais em Serviço Social – gênero, raça/etnia e diversidade sexual
Docente: Isabela Costa da Silva
Discente: Gabriela Lourenço de Sá Reis
Resumo filme “Terra Fria”
O presente filme lançado em 2005 é baseado em fatos reais retrata a década de 70 nos EUA e especificamente no estado de Minnesota, onde a personagem principal Josey Aimes, uma mulher que sofria violência do seu marido decide abandoná-lo, e volta para sua cidade natal com seus dois filhos, frutos de relações diferentes em busca de uma vida nova e um emprego para poder sustentá-los. Agora como mãe solteira ao retornar para casa de seus pais ela não foi bem recebida, pois para eles as mulheres tinham o dever de manter a casa, cuidar dos filhos e do marido, e em algumas vezes insistiram na idéia de que ela era culpada por sofrer agressões de seu marido e que deveria voltar pra casa porque ela não era bem vista naquelas condições, a tentativa de refazer sua vida aos poucos vai se tornando distantes, além de não receber o total apoio de seus pais ela ainda era rejeitada por seu filho mais velho Sammy, porque assim como todos os homens, ele não aceitava a idéia de que sua mãe pudesse trabalhar fora, mas sim de que ela deveria ser como as outras mulheres e mães onde seu único trabalho era lavar, passar e cuidar da casa.
A grande fonte de emprego na cidade era nas minas de ferro e a maioria dos empregados dela eram homens, em 1975 houve a primeira contratação de uma mulher. Por ser um ambiente de trabalho completamente composto por homens, as mulheres que ali trabalhavam sofriam diariamente inúmeros tipos de preconceito além de abusos sexuais e psicológicos. Foi nesse ambiente que Josey conseguira um emprego, com a ajuda de sua amiga Glory que fazia parte do pequeno grupo de mulheres trabalhadores da mina e participava das reuniões do sindicato. A partir desse momento ela começou a passar por dias horríveis, trabalhar em um ambiente completamente machista, sofrendo assedio e agressões por parte dos trabalhadores, Josey tentou por varias vezes denunciar o que acontecia a ela e suas companheiras, porém era totalmente ignorada, sofrendo imenso descaso por parte de seus superiores. Além de tudo isso, Josey acaba descobrindo que seu namorado de infância Bobby Sharp seria agora seu chefe de sessão, e é ele quem infernizara sua vida dentro da mineradora e a todo instante atacara com piadas maldosas, frases difamatórias escritas nas paredes além de investidas sexuais. Josey e Sherry mulheres recém contratadas passam a realizar os piores trabalhos, como limpar, graxa, lavar depósitos, limpar banheiros entre outros serviços inferiores.
A população não aceitava a idéia de que uma mulher poderia trabalhar nas minas, eles tinham o pensamento de que elas estavam tirando o emprego de algum chefe de família desempregado e assim tirando seu sustento, além do pensamento fixo de que as mulheres são inferiores aos homens. Claro que nenhuma dessas mulheres que ali trabalhavam queria estar passando por tamanha falta de respeito, mas cada uma possuía um motivo particular para agüentar muitas vezes caladas toda essa situação, além de ganharem um ótimo salário.
Josey em mais uma tentativa de denunciar todos esses abusos que ela e as mulheres da mineradora sofriam, acabou sendo demitida e decide então entrar com uma ação judicial contra a empresa, ela, no entanto precisa que suas ex companheiras de trabalho deponham a seu favor e relate tudo o que elas passavam a anos dentro da mina de ferro, porém nenhuma delas aceita ajudá-la, muitas com medo de serem demitidas e também por não acreditarem que isso realmente resolveria, porque das outras vezes que Josey tentou denunciar elas foram punidas e ainda mais exploradas pelos trabalhadores da mina de ferro.
Glory apresenta um amigo da família para a amiga Josey o Bill White ex jogador de Hockey e agora advogado, e ela o procura para defender sua causa contra a mina de ferro. Em uma assembléia do sindicato Josey decide falar e tentar mais uma vez convencer suas amigas a apoiá-la, porém é recebida com gritos e insultos maldosos, mas seu pai que antes a condenava por sua atual situação faz um lindo discurso defendendo sua família e conscientizando seus “amigos” de trabalho de que o que eles estavam fazendo com aquelas mulheres não era o correto muito menos com sua filha, mas de nada adiantou a grande maioria continuou a insultá-la.
...