A VITALIDADE DO PENSAMENTO DE GRAMSCI NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Por: magdalabuarque • 14/12/2015 • Artigo • 2.697 Palavras (11 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
TEORIA POLÍTICA – ITAMAR NUNES
LUANA TAMMYRIS OLIVEIRA ALVES
MAGDALA BUARQUE
MARCUS ALBERTO SOUZA
NÊDIELE COUTINHO DA SILVA
A VITALIDADE DO PENSAMENTO DE GRAMSCI NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
João Pessoa - PB
2015
LUANA TAMMYRIS OLIVEIRA ALVES
MAGDALA BUARQUE
MARCUS ALBERTO SOUZA
NÊDIELE COUTINHO DA SILVA
A VITALIDADE DO PENSAMENTO DE GRAMSCI NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Professor Dr. Itamar Nunes da Silva, como requisito parcial da disciplina Teoria Política do Curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba.
João Pessoa - PB
2015
RESUMO
O pensamento de Gramsci tem em sua visão original o marxismo, onde sua influência para o Serviço Social é percebida como fortalecimento/construção do estatuto teórico da profissão e implementação das ações interventivas na construção da resposta que era o desafio da questão social. Em sua totalidade, a construção teórica gramsciana foi marco para o entendimento de transformações da hegemonia neoliberal e sua direção ético-política, suas reflexões sobre o projeto de construção de sociedade em antítese ao capitalismo, a compreensão da realidade contemporânea, nas dimensões histórica – política – econômica – cultural e inclusive, sua ruptura.
Este trabalho visa refletir como o pensamento de Gramsci influi e é presente no entendimento da construção de pensamentos como hegemonia, filosofia de práxis, sociedade civil, sociedade política, onde todo o material foi construído através de pesquisa bibliográfica exploratória, descritiva. A metodologia utilizada para a realização deste artigo será a de levantamento bibliográfico realizada na biblioteca da universidade Federal da Paraíba, onde o entendimento do pensamento gramsciano e seu impacto no Serviço Social será o foco deste projeto.
Palavras-chave: Gramsci. Marxismo. Gramscismo. Hegemonia,
ABSTRACT
The thought of Gramsci has in his original vision Marxism, where his influence to social work is perceived as strengthening / building of the theoretical status of the profession and implementation of interventional actions in building the response that was the challenge of the social question. In its entirety, the Gramscian theoretical construction was milestone for understanding transformations of neoliberal hegemony and its ethical-political direction, his reflections on the society-building project in antithesis to capitalism, understanding of contemporary reality, the historical dimensions - political - economic - cultural and even rupture.
This paper aims to reflect how the thought of Gramsci influences and is present in the understanding of the construction of thoughts like hegemony, practice philosophy, civil society, political society, where all the material was built through exploratory, descriptive literature. The methodology used for the realization of this article will be to literature held in the library of the Federal University of Paraiba, where the understanding of Gramsci's thought and its impact on social work will be the focus of this project.
Keywords: Gramsci. Marxism. Gramscism. Hegemony
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa levantar algumas considerações sobre contribuições do pensamento de Antônio Gramsci para o Serviço Social brasileiro, como o Estado ampliado, filosofia da práxis, hegemonia e sociedade civil, entre outras. A atuação profissional, instrumentalizada pelo pensamento de Gramsci, favorece novas formas de práticas e leitura a respeito da questão social e as relações sociais emergidas das contradições indissociáveis do modo de produção capitalista.
Serviço Social no Brasil surgiu na primeira metade do século XX, com raízes cristãs e assistencialistas. A conjuntura da época era constituída de relações antagônicas associadas ao trabalho alienado, tanto pelas condições de exploração quanto dos mecanismos ideológicos. Numa breve retrospectiva acerca do Serviço Social Brasileiro, podem-se destacar seis ciclos: a fase doutrinária cristã (1932/1945), a valorização das técnicas (1945/1960) e a fase reformista (1960/1964), a fase modernizadora, caracterizado também como período de transição (1965/1975), a renovação do conservadorismo e a intenção de ruptura (1975/1985), até a chegada do período contemporâneo, uma fase de crises e busca por uma identidade da profissão, na qual também emerge a defesa da hegemonia marxista e a busca do pluralismo. Foi a partir dos anos 80 que as ideias de Gramsci começaram a incorporar na constituição do Serviço Social brasileiro. A problemática levantada nesse trabalho abarca o conhecimento acerca do pensamento (conceitos e ideias) de Gramsci, como pode influenciar e contribuir para a formação do Serviço Social e como se tornar um instrumento para a prática do profissional da área.
O trabalho se divide em apresentar uma fundamentação teórica, o desenvolvimento com aprofundamento da temática acerca da contribuição de Gramsci para o Serviço Social e uma breve conclusão acerca do assunto desenvolvido. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com as discussões promovidas durante o curso da disciplina Teoria Política.
A TEORIA GRAMSCIANA
As primeiras obras do italiano Antonio Gramsci (1891-1937) foram traduzidas e publicadas no Brasil por volta de 1960, ao mesmo tempo que o Serviço Social se reconhecia como profissão liberal e questionava suas raízes conservadoras que legitimava o discurso e a prática profissional desde 1930. Inicialmente pensava-se sobre as consequências da ditadura militar e a situação política da época, a partir disso a obra Gramsciana contribuiu para a qualificação do modo de atuação do serviço social. Foi quando aconteceu uma renovação crítica que influenciou na elaboração de um novo Código de Ética Profissional anos mais tarde, que veio a fortalecer o pensamento Marxista no Serviço Social.
...