A falta de ética gera grandes perdas
Tese: A falta de ética gera grandes perdas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: REGISTRADA • 16/9/2014 • Tese • 326 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Aula-tema 03: Falta de Ética gera grandes prejuízos
Atividade de Autodesenvolvimento
Passo 4
"A falta de ética gera prejuízos às empresas"
Sobre a afirmação do autor, entende-se que as organizações que não são éticas, tem como principal objetivo o “lucro”. Com essa prática, acabam se esquecendo dos valores essenciais para uma organização sadia e ética, tais como, a valorização do trabalho humano, valores morais etc.
Uma organização para se ser ética e bem sucedida, necessita primeiramente de que haja vontade de ser ético, e por conseguinte ter líderes integrados em um mesmo objetivo, ser flexível para que haja participação de todos, criatividade e sem autoritarismo. Não precisa ser corrupto para ser chegar ao auge e ter reconhecimento de uma organização, basta ser ético, ter visão e estratégias.
A maioria das empresas não estão preocupadas em ser éticas, somente passam a impressão de que são éticas e por trás dessa máscara de que tudo está certo e correndo bem, existem várias falcatruas, como por exemplo, sonegação de impostos, falsos balanços, documentos falsificados e na maioria das vezes contam com a ajuda dos profissionais de contabilidade, ou seja, agem em um sistema contábil fraudulento, o que nunca acaba bem, pois certamente a verdade aparece e pode gerar grandes prejuízos.
“ A Parmalat, maior empresa do setor alimentício da Itália, pediu concordata hoje.(..)uma parcela da dívida com acionistas minoritários no Brasil não foi paga.
As ações da Parmalat, que não valiam praticamente nada( fecharam a 0,30 euro na sexta-feira), caíram ainda mais hoje, para 0,11 euro. O principal Índice da Bolsa de Milão teve queda de 1,76%.
A crise começou, de fato , na sexta-feira. A Parmalat reconheceu oficialmente que uma soma de 3,95 bilhões de euros, que o grupo contabilizou como crédito da Bonlat, uma filial que fica no paraíso fiscal das ilhas Cayman, desapareceu.” Jornal Folha de São Paulo(2004).
Nada é 100% seguro, mas devemos sempre contar com profissionais éticos e que agem dentro da lei.
...