ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Por: Nanda Dias • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------------6
4 REFERÊNCIA----------------------------------------------------------------------------------------7
INTRODUÇÃO
Tendo como base as matérias estudadas bem como os textos e artigos sugeridos, é possível destacar alguns pontos em que a sociedade vive mergulhada atualmente.
Os textos e o artigo discorrem sobre a realidade de determinados grupos sociais, caracterizados de terminologias impactantes .Relata também sobre a existência de uma ¨nova classe media, que esta diretamente ligada ao nível de renda e consumo.
Tais mudanças ocorreram após a chegada do Plano Real, e dos benefícios com a queda da inflação.
Assim cresce o consumo de bens, que antes eram acessíveis apenas aos grupos mais abastados. Desde o consumo de eletrodomésticos e de eletroeletrônicos, ate o uso da banda larga que superou previsões e assustou pesquisadores.
Entretanto não basta adquirir bens de consumo para sair da condição de invisibilidade, na sociedade pois esta só e possível a medida em que os indivíduos passarem por um reconhecimento de identidade.
DESENVOLVIMENTO
Com tantos avanços, mudanças de hábitos, situação financeira favorável, aumento de compra de bens de consumo, a população antes denominada de “pobres” com o passar do tempo ganham status de “potenciais consumidores” passam assim a pertencer , uma classe denominada “C”.O Plano Real permitiu que esse estrato pudesse se planejar, ou seja comprar parcelado, pagar em “suaves prestações”, e aos poucos adquirir bens. O consumo é portanto, uma possibilidade para a saída da condição de pobre . O consumo de determinados itens prestigiosos fez com que os indivíduos “subissem” na classificação e assim saíssem da invisibilidade.
No que se refere às mudanças ocorridas no Brasil nos últimos anos, o aumento das facilidades de consumo, estimulados por financeiras, lojas de departamento, supermercados, cartões de credito, vem gradativamente remodelando as práticas de consumo dos chamados “pobres” ou de indivíduos pertencentes à baixa renda. Esta remodelação implica na mudança da própria representação de uma classe que se sacrifica e se endivida para consumir novas necessidades socialmente construídas. Os bens de consumo funcionam como uma espécie de ponte e são utilizados para recobrar significados culturais deslocados, para cultivar algo que de outra maneira estaria fora do alcance...
Em 2007 chegou ao Brasil a Banda Larga,uma nova forma de expandir o uso da internet,que é definida como a capacidade de transmissão que é superior à primária,oferecendo uma internet mais rápida, e seu consumo foi aumentando.
O uso da internet, veio como um bem de consumo de conforto, mais ao mesmo tempo que este traz diversos benefícios traz, o processo de mudança na forma de objetificação das relações. Antes da chegada do acesso de bens de consumo, o principal veículo de objetificação eram outras pessoas. Antes dos “novos consumidores” as pessoas se conheciam pelo nome sobre nome, atualmente são conhecidos pelas marcas que vestem A internet é a tecnologia que depois do telefone celular, registrou o mais rápido crescimento em toda história da humanidade. Como é impossível frear o crescimento da web, a solução está na conscientização da necessidade de adaptação aos novos tempos, especialmente na área da comunicação. A banda larga é um desses bens.
...