ANALISE INSTRUMENTAL
Artigo: ANALISE INSTRUMENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulinhoreis • 15/3/2015 • 311 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
24-2.
(a) A absorbância compreende a capacidade de absorção de um comprimento especifico para um determinado átomo. A absorbância é proporcional à espessura de uma amostra e a concentração da substância, em contraste à transmitância representada é representada pelo índice de incidência antes e após a passagem pela amostra conforme a equação :
A qual varia exponencialmente com a espessura e a concentração segundo a lei de Beer-Lambert.
(b) Absortividade molar, é o produto entre a absortividade 'a' e a massa molecular da substância. Absortividade é a razão da absorbância dividida pelo produto da concentração de uma substância (em gramas por litro g/l), e a amostra com caminho ótico (em cm).
24-3. Alguns fatores restringem a lei de Lambert-Beer, a algumas condições são elas.
• A luz utilizada é aproximadamente monocromática;
• As soluções a serem analisadas estejam diluídas (baixas concentrações);
• Não devem estar presentes na mesma solução mais de uma substância absorvente de luz;
24-4. Desvios Reais: São desvios que ocorrem devido às interações dos centros absorventes e a variação do índice de refração outro desvio Real da Lei de Beer é a possibilidade de haver uma variação do índice de refração "n" da solução com a concentração. Isso decorre do fato de ε depender do índice de refração da solução. Para soluções de baixas concentrações "n" é constante, porém pode variar consideravelmente para soluções com concentrações mais altas.
Desvios Aparentes: podem ser classificados em: 1-Desvios Químicos: aqueles que ocorrem devido a associação ou dissociação da espécie absorvente ou então o constituinte não é completamente convertido em uma única espécie absorvente 2-Desvios Instrumentais: i) são desvios que ocorrem devido ao instrumento utilizado na medição da absorbância. ii)Largura finita da faixa espectral escolhida; iii) Radiação estranha refletida dentro do equipamento que alcançou o detector; iv) Variação da resposta do detector; v) Flutuação da intensidade da fonte.
...