Relatório De Análise Instrumental - PHmetria
Artigo: Relatório De Análise Instrumental - PHmetria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dafne1993 • 13/1/2014 • 820 Palavras (4 Páginas) • 1.103 Visualizações
Relatório de Análise Instrumental
pHmetria
Materiais e Métodos
- Materiais:
*Potenciômetro
*Eletrodo de vidro combinado
*Soluções tampão de pH 4,00; 7,00; 9,00,10,00 e Amostra.
Esquema da aparelhagem utilizada na prática:
- Procedimento experimental:
a) Amostra
A amostra utilizada é de Coca-Cola que já foi previamente desgaseificada.
b) Calibração do aparelho e determinação do pH
Calibração automática com dois pontos:
Esta calibração é a mais utilizada na rotina do laboratório , já que ela apresenta bons resultados, é simples e só necessita de dois tampões.
1. Ligou-se a fonte do potenciômetro na tomada da bancada e ao terminal “DC” atrás do potenciômetro.
2. Conectou-se o eletrodo de vidro combinado no terminal BNC conforme o POP do equipamento utilizado. Ligou-se o potenciômetro no botão localizado na parte de trás.
3. Aguardou-se o auto-teste e configurou-se o equipamento de acordo com o POP respectivo.
4. Retirou-se a tampa de proteção da membrana de vidro sensível do eletrodo combinado e a mesma foi lavada com água deionizada. O eletrodo foi secado sem esfregar o papel na membrana sensível.
5. Retirou-se a tampa do orifício de reposição de eletrólito do eletrodo combinado e ele foi ajustado ao suporte.
6. Calibrou-se o equipamento com o primeiro tampão (pH +/- 7).
Quando mergulhou-se o eletrodo no tampão, certificou-se que a junção de cerâmica estava imersa na solução. Agitou-se o frasco sem elevá-lo da bancada, para homogeneizar o líquido na interface da membrana de vidro.
7. Após a calibração do primeiro ponto, lavou-se e secou-se o eletrodo combinado novamente e o mergulhou no tampão 4,00 até ultrapassar a junção de cerâmica. Calibrou-se o potenciômetro de acordo com o POP do equipamento.
8. Após esta calibração o sistema potenciômetro – eletrodo de vidro combinado ficou pronto para fazer as medições necessárias imergindo o eletrodo na solução, homogeneizando e aguardando a estabilização da leitura do aparelho. Foi medido o pH da amostra e registrou-se o resultado.
Calibração com vários pontos:
Para ganhar maior exatidão, pôde-se traçar a curva de calibração do eletrodo utilizando vários padrões. Para isso, procedeu-se a leitura de cada tampão em milivolts. Os resultados serviram para a construção da curva de calibração △E x pH. O valor de pH da amostra pôde ser determinado pela interpolação no gráfico, ou pela equação da reta obtida por regressão linear.
1. Quando terminaram-se as medições com calibração com dois pontos, retornou-se à tela inicial seguindo as orientações do POP do equipamento.
2. Foi selecionado “mV” como unidade de medida, de acordo com o POP.
As medições foram feitas dos 5 tampões e da amostra, em mV, registrando-se os valores obtidos, tomando o cuidado de lavar e secar o eletrodo entre as medições.
c) Testes de Desempenho
Foram identificadas quais verificações
...