ANÁLISE DAS FORÇAS E TENSÕES SOBRE UM PARAFUSO DE FIXAÇÃO EMPREGANDO FÓRMULAS EMPÍRICAS, TEP E MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS
Ensaios: ANÁLISE DAS FORÇAS E TENSÕES SOBRE UM PARAFUSO DE FIXAÇÃO EMPREGANDO FÓRMULAS EMPÍRICAS, TEP E MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: policarpi • 17/6/2014 • 540 Palavras (3 Páginas) • 571 Visualizações
FACULDADE SATC
JOSUÉ CASONATTO POLICARPI
ANÁLISE DAS FORÇAS E TENSÕES SOBRE UM PARAFUSO DE FIXAÇÃO EMPREGANDO FÓRMULAS EMPÍRICAS, TEP E MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS
Anteprojeto de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Faculdade SATC, como parte dos requisitos à obtenção do título de Engenheiro Mecânico.
_________________________________
Orientador: Prof. Dr. L.C.C. Cavaler
Criciúma
Agosto – 2012
1. Definição do Problema
O principal produto da empresa Metalúrgica Santa Líbera são ferragens para fixação de componentes em redes elétricas aéreas. Dentre estes componentes destaca-se em grau de importância o parafuso com cabeça abaulada e pescoço quadrado com rosca total (parafuso francês) M16x70.
Esta peça é fabricada a partir de arame em rolo denominado GG 1004 com diâmetro de 14,1 mm manufaturado pela empresa Gerdau, e conformado em etapas: cisalhamento, forjamento a frio da pré-forma da cabeça e do pescoço, forjamento a frio da forma final da cabeça e do pescoço e extração.
A máquina empregada nesta primeira fase é um prensa horizontal de martelo, com 45 golpes/min. Na sequência o componente é levado a laminadora de roscas. Tanto na etapa de forjamento a frio quanto na laminação da rosca, o lubrificante empregado é o óleo para engrenagens com viscosidade 220. Após esta etapa o parafuso é levado em cestas para galvanização a zinco na temperatura de 450C.
Os problemas principais deste elemento de fixação são o desgaste e a quebra prematura da matriz na região do pescoço e as imperfeições na rosca quando o material comprado do fabricante apresenta-se com a dureza abaixo do normal, devido ao excesso de recozimento.
2. Objetivo Geral
Como objetivo deste trabalho tem-se:
• Realizar a análise através de método empíricos, TEP e FEM que levara ao correto dimensionamento do elemento de fixação (parafuso) a fim de minimizar concentrações de tensões no ferramental (eliminando o desgaste prematuro das matrizes);
3. Recursos
Inicialmente será feito o dimensionamento e análise de tensões através de fórmulas empíricas utilizando-se a curva de escoamento do material, para confronto dos dados obtidos será utilizado a TEP e finalmente o FEM empregando-se o software I-Form para refinamento e análise final.
3.1 Etapa 1 - Revisão Bibliográfica
Lirio Schaeffer. FORJAMENTO Introdução ao Processo. Porto Alegre: Imprensa Livre Editora Ltda., 2001.
Valor: R$ 0,00
3.2 Etapa 2 – Cálculos por Fórmulas Empíricas
Valor: R$ 100,00
3.3
...