ANÁLISE DO USO CORRENTE DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SOLUÇÕES CONTÁBEIS
Projeto de pesquisa: ANÁLISE DO USO CORRENTE DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SOLUÇÕES CONTÁBEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorraynepaty • 18/2/2015 • Projeto de pesquisa • 827 Palavras (4 Páginas) • 319 Visualizações
ANALISAR O USO ATUAL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ROTINAS CONTÁBEIS
Lorrayne Patrícia
Os avanços trazidos pela evolução da informática e com o advento da Internet introduziram no campo empresarial, bem mais que meras sofisticações operacionais, permitiram que não só evoluíssem os modelos gerenciais, mas influenciaram o trabalho do profissional contábil.
A Tecnologia da Informação aliada a Contabilidade permitiu que fossem dadas características peculiares às transações e a análise econômica e financeira, com a introdução de modelos gerencias mais sofisticados. Acompanhando o novo ritmo dos negócios, é cobrado do profissional contábil, cada vez mais que este procure capacitar-se. Por outro lado, o fluxo de operações mais abrangentes e a disponibilização de certos serviços através dos meios eletrônicos, trouxe bem mais que simples reflexos na utilização das informações contábeis, transformou a forma de atuação do profissional contábil e a postura assumida perante o processo decisório, atuando agora como o gerenciador de informações.
A profissão contábil vem passando por processos de melhoria e aprimoramento durante séculos. Houve mudanças significativas tanto nas normas e padrões que norteiam a Contabilidade, quanto nos procedimentos contábeis. As velhas rotinas operacionais cedem espaço para a modernização sistemática dentro das organizações, livros, registros, fichários, formulários contínuos cedem espaço a disquetes, amplos arquivos engavetados são armazenados em arquivos nos microcomputadores e viram planilhas de informações com acesso livre a diversos usuários. Por outro lado, a velha figura do guarda-livros, antes direcionada ao profissional contábil, cede espaço para os sistemas contábeis, sendo a principal fonte de informações dentro das empresas.
Podemos citar a Escrituração Fiscal Digital – EFD que é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped. Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007 - Institui o Sistema Público de Escrituração Digital - Sped.
O SPED é um novo sistema da Receita Federal do Brasil, elaborado para facilitar a entrega das obrigações acessórias pelas empresas, além de modernizar e otimizar a fiscalização tributária. Atualmente o SPED é constituído por três grandes grupos: a Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Fiscal Digital e Escrituração Contábil Digital. Cada um desses grupos tem uma finalidade especifica, mas todas têm um único objetivo, que é a unificação das informações enviadas ao fisco, agora por meio digital. Isso não facilita apenas o controle da Receita Federal sobre os contribuintes, mas também facilita aos contribuintes a forma de apresentar as obrigações acessórias ao fisco.
A arrecadação federal vem alcançando recordes sucessivos desde a implantação do sistema que passou a ser responsável pelo monitoramento das atividades fiscais e contábeis no Brasil, esse sistema implementou a emissão de documentos eletrônicos de forma a criar um banco de dados e cruzamento de informações de forma rápida e confiável, mitigando ilegalidades tributárias por permitir total acesso do fisco aos registros fiscais e contábeis dos contribuintes. Dessa forma, seu reflexo foi logo percebido no desempenho da arrecadação
...