APROXIMAÇÃO DO MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE QUEDA REAL
Dissertações: APROXIMAÇÃO DO MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE QUEDA REAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RogerioMedeiros • 18/9/2014 • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 696 Visualizações
1 – OBJETIVO
Determinar valores prováveis (diâmetros, volumes, densidades, comprimento, largura e altura) em três esferas metálicas e um bloco de madeira de forma retangular, através de leitura com o uso de um paquímetro.
2 – INTRODUÇÃO TEÓRICA
Metrologia é a ciência das medições, que abrangem todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida em um processo de produção, garantindo assim, a qualidade dos produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição, análogos ou digitais, e da realização de ensaios, formando a base fundamental para a competitividade entre as empresas. Também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa.
O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.
Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de:
0,05 mm, 0,02 mm, 1/128" ou 0,001"
As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC.
Há vários tipos de paquímetros para possibilitar medidas em peças de características diferentes. Alguns exemplos são:
Paquímetro universal
É utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
Trata-se do tipo mais usado.
Paquímetro universal com relógio
O relógio acoplado ao cursor facilita a leitura, agilizando a medição.
Paquímetro com bico móvel (basculante)
Empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade
Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos etc.
Esse tipo de paquímetro pode apresentar haste simples ou haste com
gancho.
Paquímetro duplo
Serve para medir dentes de engrenagens.
Paquímetro digital
Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe, e ideal para controle
estatístico.
NÔNIO
O nônio é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (mais precisa) do que a feita somente com a escala fixa.
A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados seus inventores.
O nônio possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
No caso da figura abaixo, o nônio está dividido em 10 partes iguais para 9mm.
Cada divisão do nônio possui 9/10mm, portanto o 1º traço do nônio está a 1/10mm do próximo traço na escala fixa (comprimento esse que é a resolução do paquímetro), o 2º traço do nônio está a 2/10mm do seu próximo traço na escala fixa e assim sucessivamente.
CÁLCULO DE RESOLUÇÃO
A resolução de um paquímetro é a distância compreendida entre a 1ª subdivisão do nônio e a subdivisão subseqüente na escala fixa.
Se o nônio mede X mm, e é dividido em n partes iguais, o comprimento compreendido entre duas subdivisões consecutivas do nônio é X/n. Este valor tem o seguinte formato em notação decimal: I, D. I representa a parte inteira do número decimal e D representa a parte fracionária. Por exemplo: X=39mm e n = 20, X/n = 1,95. I=1.
Resolução = (I+1) - X/n
Exemplos:
• Nônio de 9 mm com 10 divisões
X/n = 0,9
Resolução = 1 – 0,9 = 0,1mm
• Nônio de 39 mm com 20 divisões
X/n = 1,95
Resolução = 2 - 1,95 = 0,05mm
• Nônio de 49 mm com 50 divisões
X/n = 0,98
Resolução = 1 - 0,98 = 0,02mm
LEITURA DA MEDIDA
1º passo: Posicione
...