ARBORIZAÇÃO URBANA
Artigos Científicos: ARBORIZAÇÃO URBANA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vemichels • 13/9/2014 • 1.575 Palavras (7 Páginas) • 992 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JÚLIA ROSSETTO DE LIMA
LAURA MILANEZ GONÇALVES
LILIAN PADILHA LUCIANO
VERÔNICA LUIZA MICHELS
VICTOR DE PELLEGRIN ZANATTA
ARBORIZAÇÃO URBANA
CRICIÚMA
2014
JÚLIA ROSSETTO DE LIMA
LAURA MILANEZ GONÇALVES
LILIAN PADILHA LUCIANO
VERÔNICA LUIZA MICHELS
VICTOR DE PELLEGRIN ZANATTA
ARBORIZAÇÃO URBANA
Trabalho apresentado à disciplina de Ciências do Ambiente do curso de Engenharia Civil da Universidade do Extremo Sul Catarinense, solicitado pelo Professor Jader Lima Pereira.
CRICIÚMA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. VEGETAÇÃO 3
3. PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO 3
3. 1 CONDIÇÕES DO AMBIENTE 4
3. 2 CARACTERÍSTICAS DAS ESPÉCIES 4
3. 3 LARGURA DE CALÇADAS E RUAS 4
3. 4 FIAÇÃO AÉREA E SUBTERRÂNEA 5
3. 5 DIVERSIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES 5
4. PLANTIO E MANEJO 5
5. ESPÉCIES RECOMENDADAS NO BRASIL 7
6. CURIOSIDADE: A RUA MAIS BONITA DO MUNDO 14
7. SOCIEDADES E ORGÃOS LIGADOS À ARBORIZAÇÃO 15
8. CONCLUSÕES 16
9. REFERÊNCIAS 17
1. INTRODUÇÃO
Há décadas, o homem vem trocando o meio rural pelo meio urbano. As cidades estão crescendo de forma muito rápida e desordenada, sem um planejamento adequado de ocupação, implicando em problemas que interferem na vida do homem.
Atualmente, a maioria da população vive em cidades, necessitando, cada dia mais, de condições que melhorem a convivência com o meio ambiente.
A vegetação, com seus vários benefícios, tem papel importante na construção da relação entre o homem e o meio natural, o que garante uma melhor qualidade de vida.
Arborização é o efeito de arborizar, quer dizer, plantar árvores em algum local.
A arborização urbana é caracterizada, principalmente, pela plantação de árvores de porte em praças, parques e nas calçadas de vias públicas. Constitui-se numa atividade que está inclusa nos planos, projetos e programas urbanísticos das cidades.
Este tipo de arborização tem a finalidade de propiciar um equilíbrio ambiental entre as áreas construídas e o ambiente natural alterado, por isso toda a vegetação isolada, pública ou particular, existente na cidade, deve ser considerada como área verde.
2. VEGETAÇÃO
Atualmente, as áreas verdes são essenciais a qualquer planejamento urbano e têm funções importantíssimas nas cidades. Com suas características naturais, as árvores proporcionam muitas vantagens ao homem, como:
Bem estar psicológico;
Melhor efeito estético;
Sombra para os pedestres e veículos;
Protegem e direcionam o vento;
Amortecem o som, amenizando a poluição sonora;
Reduzem o impacto da água de chuva e seu escorrimento superficial;
Auxiliam na diminuição da temperatura, pois, absorvem os raios solares e refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas folhas;
Melhoram a qualidade do ar, pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos;
Preservam a fauna silvestre.
Outra função importante da arborização é seu uso como corredor ecológico, conectando áreas livres vegetadas da cidade.
No entanto, muitos são os problemas causados interligando árvores plantadas inadequadamente com equipamentos urbanos, como fiações elétricas, encanamentos, calhas, calçamentos, muros e postes de iluminação. Estes problemas são muito comuns de serem visualizados e provocam um manejo inadequado e prejudicial às árvores, que acabam sendo podadas drasticamente e com problemas fitossanitários.
3. PLANEJAMENTO DA ARBORIZAÇÃO
Os inúmeros benefícios da arborização urbana estão condicionados à qualidade de seu planejamento, independentemente do porte da cidade, já que é mais fácil implantar quando se tem um planejamento, caso contrário, passa a ter um caráter de remediação para se encaixar dentro das condições já existentes.
3. 1 CONDIÇÕES DO AMBIENTE
Qualquer planta
...