AS POLÍTICAS SOCIAIS
Por: dudinha21 • 12/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 773 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
POLÍTICAS SOCIAIS
Salvador
2014
POLÍTICAS SOCIAIS
Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Política Social II do curso de Serviço Social da UNIFACS sob o acompanhamento da Prof.ª Patrícia Patricia Pastori e da tutora Mônica Araújo.
Salvador
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho pretende-se fazer uma reflexão sobre as Políticas Sociais no Brasil. Analisaremos sua denominação, seu surgimento no Brasil, através de muitas lutas, sua trajetória, avanços e importância para o bem estar dos cidadãos, bem como sua relação com o Estado, de que forma o mesmo influencia diretamente em seu desenvolvimento e o compromisso dos Assistentes Sociais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária através de implantações das mesmas.
AS POLÍTICAS SOCIAIS
Denomina-se política a ciência de governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. A Política Social é uma gestão estatal de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. A Política Social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Debater a Política Social como política no âmbito da sociedade capitalista é buscar resgatar seu caráter de classe social, ou seja, uma política que responde, principalmente, aos interesses das classes políticas e econômicas dominantes.
As Políticas Sociais no Brasil começaram a surgir no início do século XX, após a Revolução Industrial, devido há muitas transformações políticas, econômicas e sociais. Nessa época, ela existia somente como uma alternativa para conter os conflitos existentes entre a classe dominante e a classe dos trabalhadores, a fim de harmonizar essas relações, e não com o intuito de gerar o bem estar social. A implantação das Políticas Sociais no Brasil se deu em um processo lento, estas foram construídas por meio de muita luta e reivindicações da classe dominada, alcançando assim um mínimo de condição para atender suas necessidades básicas para uma vida com mais dignidade.
Ao longo de sua história, a humanidade apresentou um processo de mudanças sociais, motivadas por guerra, fome, epidemias..., as adaptações a uma nova realidade foram motivos suficientes para o avanço das Políticas Sociais. Hoje, as mesmas são atreladas ao comando do Estado o qual passa a ter a ação e controle das necessidades sociais básicas daqueles que não estão incluídos no resultado do processo de acumulação capitalista. Antes de servir ao indivíduo, ao cidadão, o Estado serve ao capital, ou seja, favorecendo mais aqueles que não necessitam de amparo, e ignorando os que realmente necessitam de assistência, isto é, as Políticas Sociais no Brasil servem às classes dominantes.
...