ATPS ASSESSORIA E CONSULTORIA
Por: silasguerreiro • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 4.743 Palavras (19 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Eliane Bráz de Moraes RA: 6314198746
Joana D´arc Pereira RA: 6318190610
Kelly de Souza Santos RA: 5560126319
Silas Costa de Moraes RA: 6317198139
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
TAGUATINGA-DF
2015
SUMÁRIO
ASSESSORIA
COMO É POSSIVEL CONTRIBUIR, POR MEIO DA ASSESSORIA, CONSULTORIA OU SUPERVISÃO PROFISSIONAL, PARA A ATUAÇÃO DE OUTROS ASSISTENTES SOCIAIS?
COMO É POSSÍVEL CONTRIBUIR, POR MEIO DA ASSESSORIA, CONSULTORIA OU SUPERVISÃO PROFISSIONAL, PARA A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DOS INDIVÍDUOS?
RELAÇÃO DA ASSITÊNCIA EM SERVIÇO SOCIAL COM A GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS
ASSITÊNCIA EM SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS
CARTA-PROPOSTA PARA ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL A OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Este desafio consiste na elaboração de um portfólio reflexivo, tendo como objetivo de formar profissional na realização de assessoria e consultoria em Serviço Social, problematizando estratégias de atuação profissional nas diversas áreas da assistência social, envelhecimento, adolescente, saúde, envelhecimento, criança, sociojurídico, meio ambiente e organização política da profissão.
É composta por três etapas sendo fundamental a conclusão de cada uma, para o desenvolvimento das competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Todo apontamento abordado neste Portfólio é preciso conhecer a temática para melhor aplicabilidade de nossas experiências, contribuindo assim para a formação de um profissional crítico e informado.
Outro ponto a ser construído são as interpretações das imagens para melhor abordagem neste portfólio.
A participação do grupo promove o estudo e a convivência para a busca do raciocínio crítico e emancipação intelectual, promovendo assim um aprendizado eficiente e eficaz na produção de um projeto social que contemple as fases de planejamento, execução, avaliação e monitoramento, visando a desenvolver competências para ações sociais.
ASSESSORIA
Assessoria é o ato ou efeito de assessorar, assessoramento. É aquela ação que visa auxiliar, dar apoio, indicar caminhos, onde existe um assessor que não é o sujeito que opera a ação, mas é o propositor da mesma, junto a quem lhe demanda a assessoria. Claro que se assessorar é um verbo de ação, quando dizemos assessorar estamos falando que algum indivíduo esta executando a ação de assessorar alguém, por exemplo, um chefe. Esse assessoramento pode ser prestado por um órgão/instituição constituídos por pessoas que possuem um conhecimento especializado em coletar e analisar dados técnicos, estatísticos ou científicos de interesse de quem solicita tal serviço, em fim é um lugar em que funciona uma assessoria.
Dentro do Serviço Social a recorrência ao tema assessoria não é tão recente, em alguns textos de circulação restrita, em meados dos anos de 1970 já se percebe essa prática. Porém desde essa época o tema ficou meio que lateralizado dentro dessa profissão. Essa temática dentro da profissão do Serviço Social sempre esteve ligada a busca de uma nova possibilidade de atuação dos profissionais, para além das atividades classicamente desenvolvidas pelo Serviço Social que são: intervenção junto aos usuários dos serviços sociais e políticas sociais públicas ou privadas.
Nesse ano de 1970, diante de uma remota produção que apresentava a assessoria como uma estratégia de atuação que objetivava superar a tricotomia de intervenção do Serviço Social da época que ara: caso, grupo e comunidade. Embora apontasse para a riqueza da atuação profissional na assessoria, também já indicava uma nebulosa compreensão do que seja assessoria, a partir de entrevistas com assistentes sociais que se julgavam assessores. Na verdade o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais pouco são atividades de assessoria, nada mais é do que apenas uma confusão, digamos assim, em adotar esse termo devido ao status que o mesmo disponibiliza.
De acordo com alguns estudos relacionados ao assunto nota-se que há alguns anos tem surgido no Serviço Social certa vontade de sua utilização ser um pouco mais voltada para o campo da assessoria. Essa temática dentro do Serviço Social é muito importante, pois entendemos que o conhecimento produzido por essa área de formação é muito intenso e atualizado constantemente, tem certa importância e acima de tudo, através de seu trabalho sério realizado em diversas áreas do conhecimento vem cada dia a mais contribuindo para o benefício de muitas classes sociais, então por esse lado é certo que o serviço social possui uma grande capacidade de prestar serviços de assessoria em diversas situações. Porém o Serviço social vem, nas últimas décadas, produzindo um rico debate e não se deve jamais entender que o trabalho dessa área de conhecimento seja voltado apenas para assessorar. Embora o Serviço Social não seja visto como uma ciência produz inúmeros conhecimentos e, portanto já domina muitos assuntos dentro do campo das políticas sociais.
...