ATPS ASSESSORIA E CONSUTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
Trabalho Universitário: ATPS ASSESSORIA E CONSUTORIA EM SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: r1paiva1 • 12/11/2014 • 3.118 Palavras (13 Páginas) • 692 Visualizações
ANHANGUERA - UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
SEMESTRE: 7º
PROFESSORA EAD: MA. ANA LUCIA A. ANTONIO
ACADÊMICOS
RAIMUNDA SAMARA DA SILVA BEZERRA RA: 304301
MARIA HELENA DE SOUSA RA: 331766
ANA CINTHYA SILVA DOS SANTOS RA: 342823
LEANDRO LIMA SILVA RA: 291035
RODRIGO DE ALCANTARA PAIVA RA: 290367
ASSESSORIA E CONSUTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
SOBRAL - CE
INTRODUÇÃO
Este trabalho contribuiu para o nosso desenvolvimento profissional onde podemos desenvolver mais competências e habilidades para as nossas diretrizes curriculares, juntamente com a equipe está disciplina favoreceu para ampliar o conhecimento dos acadêmicos a ter uma visão do que é assessoria e consultaria em serviço social. Possibilitou o conhecer e com as pesquisas realizada a realizar assessoria e consultoria em serviço social e suas estratégicas do campo de atuação do assistente social nas áreas de presta assistência e consultoria nos setores público, privado e terceiro setor empresas e prefeituras ou em ONGs. Com a ampliação do fazer profissional na contribuição do serviço social frente às demandas enfrentadas nos segmentos de consultoria e assessoria na prestação de serviços que competente o profissional em serviço social, e sua importância para todos que se preocupa em desenvolver um trabalho realizado e voltado na competência e ampliação da profissão de prestação de serviços.
E nesta perspectiva que o serviço social surgiu para dar uma resposta na garantia dos direitos na assistência a que necessita vem dando sua contribuição compromissa crítica na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e realmente com a participação política visando à inclusão com equidade e um desenvolvimento ligado a lado social. Na busca de novos caminhos a serem tomados com novas estratégicas de intervenção que os assistentes sociais vêm ampliando o fazer profissional, seja no primeiro setor, segundo e terceiro setor. E a cada dia uma nova descoberta com o compromisso ético político construindo ao longo de sua criação dos princípios éticos, criados nas últimas décadas, com essa perspectiva que o assistente social vem desenvolvendo seu trabalho vem dando sua contribuição a favor das classes menos favorecidas.
CONSULTORIA E ASSESSÓRIA EM SERVIÇO SOCIAL
Nos últimos anos o serviço social vem sendo referência ao exercício profissional e ampliando o campo de atuação do assistente social na área de assessoria/consultoria. E toda esta temática deve ser tratada com cuidado para que não caia em um modismo, tão querido pela onda pós moderna que busca novas frenéticas de novas “teorias” e “metodologias”.
A creditamos que a assessoria/consultoria é importante para a formação acadêmica onde possibilite o conhecimento ao campo de atuação facilitando o entendimento no campo de assessoria/consultoria, mais não se podem ser tratada de forma independente do debate teórico que o serviço social, vem acumulando nas últimas décadas.
No contexto que passa a categoria profissional por um conjunto de demandas que até então eram inexistentes ou inexpressivas.
Como a demanda da realidade e da capacidade de resposta dos profissionais que fazem a emersão, ou não citada demanda, ao mesmo tempo em que conectados com a realidade os profissionais podem estimular a realização de ações até bem pouco tempo não eram tão prioridade ou não realizadas, pois só se houve uma ressonância da demanda na realidade, ou seja, o que está colocado é a capacidade de alguns profissionais que perceberam um potencial e provocá-la para que se efetive.
Portanto a assessoria/consultoria em serviço social na atualidade é uma confluência das incidências, assim como os assistentes sociais vêm notadamente os envolvidos vem buscando o seu espaço em assessoria.
A área social nas últimas décadas tem ganhado forças é universalizou os direitos sociais, onde o assistente social intervém na garantia dos direitos do cidadão.
E neste contexto histórico que o profissional de serviço social tem requisito de atuar na prestação de assessoria/consultoria tem a capacidade de conhecimento a serem disponibilizado, em geral nas políticas públicas e sociais ou na área de mobilização social. Como a profissão e ampla e Inter setorial, os profissionais buscam a assessoria/consultoria a identificar esse espaço como propicio para a efetivação do atual projeto de formação, no intuito de identificar a alternativa de trabalho em atuar em distinto interesse seja, social ou gestão, seja no setor privado ou público pensando em alternativa de desenvolver e aplicar seus conhecimentos.
As demandas de assessorar a criação de políticas sociais, de trabalho educativo junto á população e a sociedade em geral, neste segmento tem se desenvolvido e ampliando o campo de atuação do assistente social, é com essa reflexão conceitual de assessorar que os profissionais tem intervindo juntos as organizações para solucionar e apontar as dificuldades de aplicação de programas e projetos que não tem dado significação e resposta esperada, com a identificação dos possíveis problemas que afeta a área social, e nesta perspectiva com o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos que o profissional de serviço social, trata como no atual código de ética com a articulação e experiência concreta de assessoria/consultoria.
A origem da temática assessoria/consultoria em serviço social e decorrente da década de 1970, e sempre foi ligada a busca de uma nova possibilidade de atuação profissional, para as ações desenvolvidas pelo o serviço social, junto aos usuários dos serviços sociais e políticas públicas ou privada. Com uma estratégica que visa á superação da tricotomia de intervenção, surge o campo de assessoria nos apontamentos de estudo da realidade. Um marco da assessoria foi no ano de 1980 onde foi apresentado duas mais importantes questões para o estudo deste tema com o primeiro artigo em assessoria escrito por Balbina Ottoni Vieira, onde fala da importância da assessoria para os assistentes sociais,
...