ATPS COMPETENCIAS PROFISSIONAIS
Dissertações: ATPS COMPETENCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisdantas86 • 30/9/2014 • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 659 Visualizações
A oportunidade de mercado escolhido nessa atividade foi o ramo de Lavanderia.
A prestação de serviços está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica social e no entretenimento das pessoas. O setor de prestação de serviços desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão econômica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global (AVILA; AVILA, 2001).
Uma característica essencial e distintiva da sociedade pós-industrial, nos dias de hoje, é a ênfase dada à prestação de serviços, que está presente de forma cada vez mais significativa na vida econômica social e no entretenimento das pessoas. O setor de prestação de serviços desempenha o papel de um dos líderes da nova onda de expansão econômica e tornou-se peça fundamental no processo de crescimento global.
Essa atividade econômica proporciona, atualmente, ocupação para uma parcela cada vez maior da população mundial. Com isso, a estrutura industrial da sociedade vem mudando aceleradamente nas ultimas décadas. Um terço da população rural já está no setor de serviços e, nas áreas urbanas, esse índice ultrapassa 50% (ANTILLA, 1994).
Inúmeras empresas de prestação de serviços estão sob a forte pressão da concorrência e precisam elevar o grau de produtividade para garantirem a sua participação no mercado e expandir suas ações.
Alguns fatores como desejo de aumentar a qualidade de vida; mais tempo para lazer; inserção da mulher no mercado de trabalho; aumento da expectativa de vida (maior número de idosos), entre
outros, têm aumentado a demanda por serviços (GIANESE E CORREA,1994) citados por MONTE (1997). E um serviço que está crescendo é o de lavanderia.
A rotina mais atribulada das pessoas, a quase extinção da profissão de lavadeira e as áreas das lavanderias residenciais cada vez menores são realidades que faz com que este tipo de negócio seja cada vez mais procurado. Com isso, o hábito norte-americano de levar roupas para serem lavadas e passadas em lavanderias começa a se tornar cada vez mais comum no Brasil. Ou seja, o conceito de que somente roupas especiais vão para lavanderias está diminuindo.
Observe o texto e abaixo:
Disponível em: Lavanderia ecológica | A Vida Como A Vida Quer @avidaquer)
“Hoje estava voltando do almoço e peguei um folheto de uma nova lavanderia que está no meu bairro, deixando-me bem curiosa por conhecer os serviços. Mundo Limpo é um empreendimento que promete lavar as roupas de forma mais ecológica, seguindo algumas premissas: lavar a úmido, mas sem desperdício de água e energia, adotando sistemas de captação de água da chuva que, depois de filtrada, é usada no processo de lavagem das roupas e que utilizam produtos de limpeza biodegradáveis. Mas o que me chamou atenção é o que vinha em seguida: a defesa de outras práticas que eles consideram sustentáveis. Cabides feitos de material reciclado, utilização de lâmpadas econômicas, ar condicionado que funciona com gás ecológico (e agradeço se alguém me explicar o que é isso!), móveis feitos com madeira de reflorestamento, separação e descarte correto do lixo, de pilhas e baterias e uso de embalagens de plástico biodegradável. Fui pesquisar o tema e descobri que este é um campo novo em termos de negócios, mas que tem sido bem sucedido em diversos locais, como podemos ver nas reportagens que mostram uma lavanderia ecológica em Las Vegas (EUA) e em Taboão da Serra (SP).”
Como podemos ler, em reportagem sobre a Rotovic, os benefícios vão além do famoso greenwashing – a propaganda que diz ser “verde”, mas é só uma fachada ecológica. A empresa aprendeu a economizar os recursos naturais em outros setores. Metade da lenha usada nas caldeiras é feita de serragem, uma sobra de madeira que iria para o lixo. Máquinas modernas e econômicas, além do telhado translúcido, ajudaram a reduzir a conta de energia elétrica em mais de 50%. “Com a economia gerada em água, lenha, luz e sacos plásticos, a lavanderia baixou os preços em 10% com relação aos concorrentes do mesmo porte e conta com 150 clientes.” Parece uma novidade, mas o processo é longo e, conforme mostra os benefícios e lucros, atrai a concorrência. Em 2010 a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel) lançou um Selo de Qualidade e Sustentabilidade para o setor, uma certificação adaptada às necessidades do mercado que avalia questões de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. E são pequenas ações as que fazem diferença, mas que só funcionam se os “novos valores”
...