ATPS Comportamento Organizacional
Exames: ATPS Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dionatanferreira • 4/4/2014 • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 273 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 - CAPÍTULO 1 – Comportamento Organizacional
2 - CAPÍTULO 2 – Visão Sistêmica e Mudança
3 - CONCLUSÃO
4. - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional de acordo com o PLT e consultando o site referente ao assunto e em comparação com a definição dos autores Robert P. Vecchio e Wagner e Hollenbeck que mostram a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz.
Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo, isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione.
Ainda dentro dessa organização a mudança está presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.
1 - Comportamento Organizacional
As organizações estão diretamente ligadas as pessoas, é a união dos indivíduos que faz com que uma produção tenha desempenho constante e de qualidade.
O comportamento organizacional busca isso, o funcionamento desses dois lados, organização e indivíduo, em um só, obtendo assim, um bom relacionamento entre os grupos e motivação e consequentemente excelente atendimento ao cliente ou fornecedor, gerando produtividade, crescimento e lucro. É um grupo de ações imediatas para melhores sistemas de funcionamento dinâmico e persuasivo, que une questões e ideais a serem cumpridos, tornando a vida da empresa ativa nos negócios, como na gerência, mão de obra e vendas.
e acordo com as obras dos autores Robert P. Vecchio e Wagner e Hollenbeck, que tratam da temática Comportamento Organizacional chegou-se a seguinte análise:
Segundo o autor Robert P. Vecchio, o comportamento organizacional envolve o campo psicológico, ele acredita que a personalidade de um colaborador é o principal motivo que o influenciará nas decisões dentro de uma organização, acredita também que a estrutura organizacional de uma empresa é levada em conta ao analisarmos uma situação. Outro ponto que ele coloca é que a preocupação principal com o elemento humano prevalece para uma organização ser mais eficaz, e não entrando nos méritos técnicos e financeiros como forma de obter um crescimento maior.
De acordo com Wagner e Hollenbeck, o comportamento organizacional busca a análise do comportamento humano, através da previsão, explicação, compreensão e modificação dentro do ambiente empresarial. Ele acredita que a estimulação dos indivíduos deve ser com diálogo e ações imediatas para resolução de problemas ou mesmo para mudanças positivas, para assim o desgaste e stress não ocorrerem, pois irão interferir no desempenho do profissional.
Comparando os dois autores, conclui-se que o ser humano é colocado como principal preocupação, sendo assim através do diálogo pode se chegar a resolução de problemas sem comprometer o bom desempenho psicológico, e isso irá gerar comprometimento do indivíduo e consequentemente crescimento da organização.
2 - Visão Sistêmica e Mudança:
Na estrutura organizacional é fundamental analisar a visão sistêmica e a questão da mudança para que está funcione de maneira satisfatória.
O ser humano é um sistema, formado de vários subsistemas, e a interdependência é acentuada, pois ao passo que ocorra uma lesão em uma parte do subsistema, poderá ocasionar o não funcionamento do sistema geral.
Um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema.
A visão sistêmica é isso, é a visão de um todo, não envolve simplesmente um ponto, é a análise geral de uma organização, tanto a estrutura, quanto as pessoas que dela fazem parte. Para ser analisado o comportamento de uma organização e indivíduo dela incluso devemos analisar o objetivo do sistema.
O pensamento sistêmico é global, é a percepção de um todo. Os problemas até podem ser analisados isoladamente, mas são problemas sistêmicos, estão interligados.
Portanto, esse pensamento tem essa finalidade, estudar os problemas por parte, tendo em vista que uns são mais complexos que outros, porém sem perder essa visão de todo.
Quanto a questão da mudança temos que ter em mente que ela está presente em tudo que nos cerca, é da natureza humana mudar, buscar o novo.
Em um negócio
...