ATPS De Economia
Exames: ATPS De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagnerwer • 2/6/2014 • 9.376 Palavras (38 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHÂNGUERA UNIDERP
Polo à Distância de Três Lagoas/MS.
ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
O Mercado da Produção de Celulose
ADRIANA CRISTINA RIBEIRO DE CARVALHO RA: 378515
HERIKSEN PLESLEY DA SILVA COSTA RA: 376533
KÁTIA SILVA BARBOSA RA: 376369
LUCIANA GARCIA DA COSTA RA: 375631
WAGNER EUZEBIO ROCHA RA:351797
Profª Ma. Renata M. G. Dalpiaz
1
TRÊS LAGOAS/MS
2012
UNIVERSIDADE ANHÂNGUERA UNIDERP
Polo à Distância de Três Lagoas/MS.
ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA
O Mercado da Produção de Celulose
ADRIANA CRISTINA RIBEIRO DE CARVALHO RA: 378515
HERIKSEN PLESLEY DA SILVA COSTA RA: 376533
KÁTIA SILVA BARBOSA RA: 376369
LUCIANA GARCIA DA COSTA RA: 375631
WAGNER EUZEBIO ROCHA RA: 351797
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Anhânguera UNIDERP de Três Lagoas/MS, como requisito para avaliação da disciplina de Economia, orientada pela professora Ma. Renata M. G. Dalpiaz.
TRÊS LAGOAS/MS
2012
Apresentação
A Indústria de Celulose é de grande importância para a economia brasileira, sendo responsável por, aproximadamente, 1% do PIB do país. Devido a esta relevância, diversas entidades e institutos de pesquisa realizam estudos que primam pela excelente qualidade. A maior parte dos estudos, entretanto, ou está voltada para o processo produtivo, focando assuntos muito específicos, ou abordam apenas um segmento do setor, sendo, portanto limitados pela própria natureza. Este estudo procura reunir, de forma compacta, o resultado de inúmeras pesquisas já realizadas, com o objetivo de criar uma visão abrangente sobre como está estruturado este importante setor industrial do país.
Entre os principais produtores mundiais de celulose, o Brasil é referência internacional nesse setor, por suas práticas sustentáveis. O maior diferencial competitivo é que 100% da produção no País são provenientes de florestas plantadas, que são recursos sustentáveis.
Na última década o País conseguiu elevar sua produção em 34,7% o que corresponde a um crescimento médio de 3% ao ano. A celulose de fibra curta (produzida a partir do eucalipto) é utilizada na produção de papeis finos (Tissue) como, guardanapos, papel toalha, papel higiênico, papeis para imprimir e escrever, neste segmento de mercado o Brasil teve um balanço positivo de 3% das 10 milhões de toneladas produzidas anualmente.
O setor lucrou apenas no ano passado US$ 6,23 bilhões e espera ampliar mais 22% no faturamento geral.
Ao final de 2017, quando terminará o ciclo de crescimento das florestas que estão sendo plantadas desde 2010, a produção de celulose passará de 13,4 milhões para 20 milhões de toneladas.
O Brasil quer se posicionar como o terceiro produtor mundial de celulose, com as melhores práticas ambientais, afirma Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa). É um investimento arrojado, baseado nas perspectivas de crescimento econômico do Brasil e no aumento da demanda dos mercados emergentes, como a China, explica Elizabeth. A crise financeira internacional reduziu o consumo global, os preços e a demanda por matérias-primas em mercados tradicionais para o setor, porém abriu oportunidades para ampliar as vendas nesse país asiático.
Em 2009, as exportações de celulose para a China cresceram 128% ante 2008 – passando de 1,2 milhão de toneladas para 2,8 milhões de toneladas – e o país se tornou o segundo principal mercado para o Brasil, à frente dos Estados Unidos. Nesse período, o setor conquistou 47% das importações chinesas de celulose de fibra curta (eucalipto) branqueada, cuja produção mundial é liderada pelo Brasil.
Na avaliação da Bracelpa, esse crescimento expressivo se deve à estratégia da indústria papeleira chinesa, que tem direcionado grandes investimentos para aumentar sua produção, sobretudo à de papeis de imprimir e escrever e de fins sanitários, fabricados a partir da celulose de eucalipto. No ano passado, a queda de preço das commodities também favoreceu a formação de estoques com o insumo brasileiro, de reconhecida qualidade.
Outro fator que explica a alta das importações da China é a busca por padrões sustentáveis, uma vez que o país tem sido fortemente pressionado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e nas negociações climáticas a reduzir as emissões de CO2. Além da alta qualidade, a celulose brasileira é reconhecida por atributos ambientais: provêm 100% de florestas plantadas, altamente produtivas, e um recurso natural renovável que absorve e estoca grandes volumes de CO2 da atmosfera.
Neste trabalho apresentaremos estudos de investimentos econômicos, através de pesquisas, gráficos, perspectivas de mercado global, tabelas, números e as expectativas das empresas que fazem parte deste enorme ramo de atividade e produtiva de grande lucro.
Sumário
Apresentação 3
O Mercado da Celulose 6
FIBRIA 12
SUZANO 13
KLABIN 14
CENIBRA 14
Resumo 17
Custos 18
Competitividade 19
A Influência da Indústria de Celulose na Região 21
Fábrica de Celulose Triplica Economia de Três Lagoas 22
Inflação 24
Taxa de Câmbio 25
...