ATPS: medidas para conter incêndios e explosões em indústrias que trabalham com micropartículas
Projeto de pesquisa: ATPS: medidas para conter incêndios e explosões em indústrias que trabalham com micropartículas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: albertoluizsanto • 7/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
ATPS: Ações para contenção de incêndios e explosões em indústrias de manipulação de produtos micro particulada.
Projeto de adequação de silos e transportadoras de micro particulado, apresentado para avaliação da Faculdade Anhanguera sob a supervisão do Prof. Celso Andreotti.
.
Aprovado em................de ...............................de .............
Examinador
_____________________________________________________
Prof. Celso Andreotti. Física III
Setembro 2014
Resumo
Há anos explosões em silos, transportadores e armazéns de grãos e micro particulados vem causando prejuízos ao patrimônio e ao trabalhador. Devido a investigações e testes de laboratório foram identificados os agentes causadores dos prejuízos, a própria matéria armazenada em tamanho microscópico (poeira) era a causadora de tamanho prejuízo.
Neste trabalho encontraremos as causas raízes e as normas regulamentadoras que preveem soluções para evitar as explosões do “Pó inflamável”.
Setembro 2014
Abstract
Years ago explosions in silos, conveyors and grain warehouses and micro particulates is causing damage to property and the worker. Due to investigations and laboratory testing of the causative agents were identified losses, the very stuff stored in microscopic size (dust) was the cause of injury size.
In this work we find the root causes and regulatory standards that provide solutions to avoid the explosions of "flammable powder."
September 2014
Ações para contenção de incêndios e explosões em indústrias de manipulação de produtos micro particulada.
Há anos acidentes envolvendo empresas que armazenam substâncias que manipulam ou armazenam grãos ou subprodutos cujas partículas são classificadas como micros vêm sofrendo incêndios e explosões ao longo do tempo. Ao final da década de 70 foi efetivamente o problema foi diagnosticada, a causa de tantos acidentes era o pó inflamável.
O pó (ou poeira agrícola) de substância vegetal tais como resíduos de grão como soja e café até o pó gerado por corte de madeira armazenado impropriamente, pode servir de combustível para incêndios e explosões.
Partindo dos princípios da química a explosão parte da combustão onde temos o oxigênio, uma ou mais fonte de calor ou centelha e o combustível, este conjunto era conhecido como triangulo do fogo, retificado a pouco tempo foi adicionado o quarto elemento a reação em cadeia, conhecido atualmente como tetraedro do fogo. Este último item do triângulo combustível, normalmente é concebido como combustível líquido ou gasoso, fato esse que gerou possivelmente a demora em solucionar o problema da indústria, para exemplificar o sistema químico acima citado acima segue exemplificação dos dois sistemas:
Disponível em www.areaseg.com Disponível em www.areaseg.com
Poeira agrícola:
...