Abordagem Individual e Coletiva
Por: MARINALHA • 25/4/2023 • Trabalho acadêmico • 573 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
Conceitue Trabalho.
O trabalho trata-se da necessidade do homem em intervir sobre a natureza, produzindo o meio de sua sobrevivência; trabalho é elemento inerente ao ser humano ao seu desenvolvimento perante as limitações primitivas imposta pela fragilidade diante do meio ambiente.
De acordo com Fraga (2010, p.42-43) “Historicamente o Serviço Social foi considerado vocação, habilidade, ocupação, ofício ou até mesmo arte. Atualmente é reconhecido como profissão (...)” o que isso significa?
Consideram o serviço social como uma especialização do trabalho coletivo , dentro da divisão social e técnica do trabalho participe do processo de produção e reprodução das relações sociais.
A condição de trabalhador assalariado não só enquadra o Assistente Social na relação de compra e venda da força de trabalho, mas molda a sua inserção sócia institucional na sociedade brasileira. Por quê?
porque efetiva pela mediação da condições do assalariamento; essa condições de assalariamento evolve necessariamente a incorporação de parâmetros institucionais e trabalhistas que regula as relações de trabalho, estabelecendo as condições em que este trabalho coletivo normatizado pelas instituições empregadoras públicas e privada.
Quais são as duas dimensões (de caráter social) que o trabalho do Assistente Social assume?
As duas dimensões são;
Enquanto o trabalho útil atende a necessidades sociais e efetiva-se através de relações com outros homens, incorporando o legado material e intelectual de gerações passadas ao tempo que se beneficia das conquistas atuais das ciências sociais e humanas
Ma só pode atender ás necessidades sociais, se seu trabalho puder ser igualado a qualquer abstrato (mero coágulo de tempo do trabalho social médio), possibilitando que esse trabalho privado adquira um carácter social.
Quais motivos contribuíram para o crescimento profissional no Brasil?
Tem uma solida organização académica e profissional, com entidades politicamente fortes, representativas e articuladas entre si, abrangendo todo o território nacional;conselho federal e 26 conselhos regionais de serviço social (cfess-cress), órgão responsável pela normatização e fiscalização do exercício profissional; associação brasileira de ensino e pesquisa em serviço social , organismo político-académico e associação cientifica que integra a formação nos níveis de graduação e pós-graduação , tendo a pesquisa e a produção académica como eixo articuladores do desenvolvimento cientifico do serviço social.
Qual perfil exigido do/a assistente social para atuar na política de Assistência Social?
O perfil do assistente social para atuar na política de assistência social deve afastar-sedas abordagens tradicionais funcionalistas e programáticas, que reforçam a práticas conservadoras que trata a situações sociais como problemas pessoais que deve ser resolvidos individualmente.
Apresente as principais legislações e resoluções apresentadas em nossa aula 04.
Resolução cfess n° 572, de 25 de março de 2010, dispõe sobre a obrigatoriedade de registo nos conselhos regionais de serviço social , dos assistente social que exerçam funções ou atividades de atribuição do assistente social, mesmo que contratados sob a nomenclatura de cargo genérico e da outras providencia, no art 1° declara que o exercício da profissão de assistente social requer previo registo nos conselhos regionais de serviço social.
...