TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos E Bases

Trabalho Universitário: Acidos E Bases. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 8

1. Questões

QUESTÃO 1: Por que o ácido salicílico (princípio ativo) solubilizou apenas no tubo 1?

O ácido salicílico se solubilizou, pois ácido e base reagem formando sais e água – mistura homogênea. O equilíbrio químico se deslocou para a direita. O ácido Salicílico está na forma iônica, dissociada, hidrossolúvel, polar.

QUESTÃO 2: Por que ocorreu o solubilização do precipitado quando foi adicionado octanol?

O octanol (não se dissocia) é um álcool, solvente apolar.

No tubo de ensaio 02 o ácido salicílico está em forma molecular, ou seja apolar, ao acrescentar um solvente apolar todo o ácido se solubilizou, pois semelhante dissolve semelhante. Após isso, observou-se 2 fases, uma aquosa e uma oleosa, pois água e óleo não se misturam.

QUESTÃO 3: Por que ocorreu a precipitação do ácido salicílico (princípio ativo)?

QUESTÃO 4: Por que ocorreu novamente a solubilização do princípio ativo?

3. Mostre em cada etapa onde observamos misturas homogêneas e heterogêneas. Explique.

Etapa 3

1) mistura homogênea, pois houve solubilização do ácido salicílico com base NaOH.

2)

Etapa 4

Mistura heterogênea bifásica – óleo e água não se misturam

Etapa 5

Etapa 6

4. Ácidos e bases

Os ácidos e as bases são duas funções químicas que são consideradas opostas, isso porque as suas propriedades costumam ser inversas.Com tamanha frequência em nosso ambiente, não é de se espantar que os ácidos e bases tenham sido estudados por tantos séculos. Os próprios termos são medievais: "Ácido" vem da palavra latina "acidus", que significa azedo. Inicialmente, o termo era aplicado ao vinagre, mas outras substâncias com propriedades semelhantes passaram a ter esta denominação. "Álcali", outro termo para bases, vem da palavra arábica "alkali", que significa cinzas. Quando cinzas são dissolvidas em água, esta se torna básica, devido a presença de carbonato de potássio.

Um dos primeiros conceitos de ácidos e bases que levavam em conta o caráter estrutural das moléculas foi desenvolvido no final do século 19, por Svante Arrhenius, um químico sueco. Ele propôs que os ácidos eram substâncias cujos produtos de dissociação iônica em água incluiam o íon hidrogênio (H+) e bases as que produzem o íon hidróxido (OH-).

"Ácido é toda substância que em solução aquosa se dissocia fornecendo íons H+, como único tipo de cátion."

HCL --------› H + CL

Este conceito, embora utilizado até hoje, tem sérias limitações:

1) só pode ser empregado a soluções aquosas;

2) o íon H+, de fato, sequer existe em solução aquosa;

3) não pode ser aplicado para outros solventes.

4) segundo este conceito, somente são bases substâncias que possuem OH- em sua composição.

É verdade para o NaOH, mas outras substâncias, como a amônia, não são bases de acordo com o conceito de Arrhenius.

"Base é toda substância que , dissolvida em água, se dissocia, fornecendo íons hidróxido como único tipo de ânion."

NaOH ----------------------› Na + OH

A teoria de Bronsted – Lowry

A grande vantagem da teoria dos ácidos e bases de Brönsted - Lowry está na abordagem do meio em que estão presentes estas substâncias. Enquanto a teoria clássica ficou restrita a meios aquosos, onde ácidos liberam íons hidrogênio e bases liberam hidroxila, esta foi mais além, mostrando que o próton de hidrogênio é o responsável pelo caráter ácido-básico.

Segundo os cientistas, J.N. Brönsted na Dinamarca e T.M. Lowry na Inglaterra, no ano de 1923 de maneira independente introduziram o conceito de ácido-base, enunciando em sua teoria que:

- Ácido é toda espécie química doadora de prótons H+.

- Base é toda espécie química receptora de prótons H+.

De acordo com essa definição, obrigatoriamente a base recebe o próton doado pelo ácido, caso contrário não se aplica a teoria. É importante ainda salientar que algumas espécies podem comportar-se como ácido ou base sendo chamada de anfótero, esse comportamento é observado em função do tamanho minúsculo do íon que por estar no centro de um campo elétrico tem uma afinidade maior com moléculas, que não tem seus elétrons compartilhados. A equação genérica expressa de maneira conveniente o fundamento da teoria:

Concluindo uma reação de protólise ou neutralização é simplesmente a ligação entre H+ e OH-, formando água, isto representa um método seguro para equilibrar equações de neutralização.

A teoria de Lewis

Em 1923, Gilbert Newton Lewis colocou um fim no que ele chamava de “culto ao próton”, propondo uma definição para ácidos e bases, no mesmo ano em que foi proposta a definição de Brönsted-Lowry. A definição de Lewis consiste em:

Ácido é toda espécie química que recebe pares eletrônicos isolados, formando ligações coordenadas (antigamente era chamada Dativa).

Base é toda espécie química que cede pares de elétrons isolados, formando ligações coordenadas.

A definição de Lewis é a mais abrangente definição de ácidos e bases, em virtude de sua definição não se restringe somente as espécies hidrogênio e/ou hidroxila, mas se ajusta a praticamente todas as reações químicas.

- Ácido: toda espécie química que recebe par de elétrons.

- Base: toda espécie química que doa par

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com