Ad Unisul Saude Ambiental
Exames: Ad Unisul Saude Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodrigowheeler • 27/4/2014 • 958 Palavras (4 Páginas) • 356 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância (AD)
Unidade de aprendizagem: Saúde Ambiental
Curso: Eng. Ambiental e Sanitária
Professor:
Nome do aluno: Rodrigo Menezes Wheeler
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. Você estudou que a Epidemiologia se ocupa com os processos de ocorrência de doenças, mortes, quaisquer outros agravos ou situações de riscos à saúde na comunidade, ou em grupos desta comunidade com o objetivo de propor estratégias que melhorem o nível de saúde das pessoas que compõe esta comunidade (SOARES; ANDRADE; CAMPOS, 2001, p184).
Vimos também que a Epidemiologia Ambiental estuda os fatores ambientais que determinam a distribuição e as causas dos efeitos adversos para a saúde.
Diante do exposto analise, em um texto de no mínimo 20 linhas, o filme Ilha das Flores http://www.youtube.com/watch?v=KAzhAXjUG28, que mostra uma realidade ambiental grave. A produção de Jorge Furtado é antiga, mas retrata uma situação ainda atual em muitas cidades brasileiras.
Nesta análise, considere como as condições ambientais se relacionam com os aspectos de saúde e doença. (4,0 pontos)
O documentário revela uma situação extremamente grave, onde as condições ambientais das pessoas que vivem na ilha, e que dependem do que encontram no lixo para sobreviver, são demasiadamente precárias. Nessa situação se enquadram a falta de emprego, acesso a alimentação saudável, condições mínimas de moradia e que provavelmente na maioria dos casos está aliada também à falta de saneamento básico.
Sabendo que os fatores ambientais estão relacionados diretamente à distribuição e as causas dos efeitos adversos à saúde humana, situações como a evidenciada no documentário criam cenários perfeitos para a disseminação de diversas doenças, o que coloca em risco os seres humanos que vivem em condições precárias.
No caso da falta de saneamento, existem muitas as doenças vinculadas à esse tópico, elas interferem diretamente na qualidade de vida da população. A grande maioria dessas doenças é de fácil prevenção e poderiam ser evitadas, porem ainda fazem muitas vítimas, principalmente crianças. Os índices de mortalidade infantil também estão associados ao acesso a serviços de água, esgoto e destino adequado do lixo.
As doenças relacionadas são transmitidas ao ser humano pelo contato ou ingestão de água contaminada além do contato da pele com o solo e lixo contaminados. A presença de esgoto, água parada, resíduos sólidos, rios poluídos e outros problemas desse nível também contribuem e muito para o aparecimento de vetores transmissores de doenças.
É muito importante deixar claro que os investimentos em prevenção desse tipo de doença são muito menores que os custos que se tem com a cura dessas doenças, sem falar na perda de vidas por causa delas.
Para reduzir os casos dessas doenças é fundamental que a população tenha acesso a água tratada, tratamento correto de qualquer tipo de rejeito de esgoto, destinação e tratamento correto do lixo, instalações sanitárias adequadas e promoção da educação sanitária, incluindo hábitos com a higiene pessoal entre outras ações.
2. A aplicação da epidemiologia ao contexto ambiental lhe impõe características especiais. Tais características são discutidas no ensaio “Considerações sobre a epidemiologia no campo de práticas de saúde ambiental”, disponível no portal do Ministério da Saúde, no endereço:
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/3artigo_epidemiologia_campo.pdf
Leia atentamente o referido texto e responda as seguintes questões:
a) Os autores colocam
...