Adm Teoria Da Contabilidade
Trabalho Universitário: Adm Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alb15123 • 7/11/2013 • 1.988 Palavras (8 Páginas) • 324 Visualizações
introdução
A Atividade Prática Supervisionada, voltada para a área de Contabilidade, é um importante instrumento de aprendizado, pois se pode colocar e prática tudo aquilo que se aprende em sala de aula.
Entender Contabilidade desde a sua criação nos primórdios é um fator mais do que importante para a sua prática no dia-a-dia, bem como outros conceitos básicos como Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Despesas, Receitas, etc. O que se deve observar não é apenas a teoria, mas sim como e ao que ela se aplica, desenvolvendo estudos de caso e buscando em outras fontes de pesquisa o material necessário para realizar um bom aprendizado. Pontos como o trabalho individual e em equipe e a realização de debates são importantes para o desenvolvimento de habilidades pessoais como responsabilidade e respeito com e ao próximo. O trabalho que segue, explana a introdução a Contabilidade, levando-nos a entender a estrutura inicial do curso para que ocorra a continuidade no processo de aprendizado nas próximas etapas que virão.
• Resumo – artigo: “O objetivo da Contabilidade”
• Objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade.
A Contabilidade é o patrimônio, que corresponde ao conjunto de bens, direitos e obrigações referentes à azienda. Por azienda, entende-se toda entidade organizada passível de ter um patrimônio (bens, direitos e obrigações), ou seja, são pessoas jurídicas com fins lucrativos, empresas informais, entidades sem fins lucrativos, empresas públicas, pessoas físicas e etc.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais à utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
Dissertação – tema: “Semelhanças entre a nossa vida financeira e a de uma empresa”
Existem diversas semelhanças entre a nossa vida financeira particular e a vida financeira de uma empresa. Basicamente ambas visam lucro ou no mínimo a estabilidade financeira.
Para que haja um equilíbrio em ambas é necessário se fazer um controle de despesas para não se gastar mais do que se recebe. O planejamento é algo que também pode ajudar no controle desses gastos, almejando o resultado positivo e a realização de objetivos. Deve se fazer um planejamento prévio de cada decisão a ser tomada, visando riscos possíveis para sanar problemas futuros.
Por exemplo, em uma vida familiar é necessário se fazer o planejamento de gastos, ter uma equipe entrosada (no âmbito familiar), um dos cônjuges deve ter uma mente criativa para desenvolver situações em que envolva toda a família para que não caia em uma rotina. Se a família se funda sem estrutura um dos “setores da família” com certeza não caminhará bem, entrando em conflito e provocando uma possível desunião.
Como em uma organização, se um dos setores da empresa não estiver em harmonia com o todo provavelmente irá prejudicar ou causar algum dano nos outros setores da empresa.
Uma organização com um bom planejamento, uma equipe entrosada e organizada, com controles de gastos e ganhos, tem maiores chances de sobreviver neste mercado competitivo e globalizado que enfrentamos hoje, só existem os preparados ou melhores.
Resumo – Artigo: “Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: Uma análise do ensino da Teoria da Contabilidade”
O estudo dos conceitos de Contabilidade é importante, não apenas para estudantes, docentes e pesquisadores, mas para quem já opera a contabilidade profissionalmente. Porque a cada dia que passa, instituições querem demonstrativos que reflitam valores que cheguem cada vez mais perto da realidade patrimonial de uma entidade.
No artigo são citados alguns autores, entre eles Iudícibus (2009) que classifica o conceito de Ativo como núcleo fundamental da teoria contábil, o conceito de ativo nem sempre é devidamente compreendido por estudantes.
No início da década de 90, com a chegada no mercado dos sistemas ERP’s, muitos diziam que a profissão de contador estaria com os dias contados, pois a oferta de trabalho seria escassa, uma vez que esses sistemas de informações integradas fariam todo trabalho e a necessidade de um contador seria mais restrita. Isso não aconteceu, porque esses sistemas, de fato, melhoraram consideravelmente a rapidez de informações e qualidade de comunicação, mas os conceitos e os fenômenos contábeis sempre estarão ali, por mais sofisticado que o sistema seja, nem sempre ele será capaz de conceituar sozinho um fato e aplicar a teoria na prática, uma vez que a prática contábil está em constante desenvolvimento e transformação.
Hoje, as relações contábeis se tornaram tão dinâmicas e complexas que o profissional de contabilidade está cada vez mais se especializando em uma determinada área, para se tornar um especialista naquele assunto e conquistar maior valorização profissional.
Entender o conceito de Ativo é importante para poderem ser definidos outros termos como Receitas, Despesas, Passivo, Perdas e Ganhos. É o conjunto de bens e direitos de uma entidade capazes de gerar benefícios futuros, assim podemos considerar Ativo todo e qualquer elemento com ou sem natureza físicaque sejam controlados pela entidade ou que possa gerar fluxo de caixa, como os bens de algumas empresas se traduzem em prestações de serviços e/ou enriquecimento futuro, o ativo seria a mensuração desses benefícios em valores. O fato de que os benefícios futuros sejam “prováveis” não os excluem do conceito de ativos, desde que estejam sob o controle da entidade.
Os ativos intangíveis são bem mais difíceis de mensurar porque nem sempre são registrados na contabilidade ou precisam de uma pesquisa mais ampla para mensurar seu valor, por exemplo, o monopólio de mercado não
...