TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADM Teoria E Pratica No Contexto Brasileiro Capítulo 3

Trabalho Universitário: ADM Teoria E Pratica No Contexto Brasileiro Capítulo 3. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  3.364 Visualizações

Página 1 de 5

Questões do Capítulo 3

1. O ambiente influencia na ação gerencial ?

Para uma análise completa, tanto a visão onipotente como a visão simbólica da administração devem ser levadas em conta, pois não basta as empresas administrarem com boas ideias, percepção de oportunidades de mercado e criatividade, elas sempre vão estar sujeitas a mudanças na economia, no mercado, nas políticas governamentais e a ações de concorrentes. O mais importante é gerir uma empresa de uma maneira que influencia as mudanças do mercado e não apenas reage a eles.

2. “Ambiente organizacional” refere-se ao conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas quanto internas à organização, que têm potencial para influenciar seu desempenho. A teoria dos sistemas é a base para a análise ambiental, a qual é utilizada para compreender o ambiente e seus efeitos sobre as organizações. Portanto, é de vital importância para a administração das organizações.

3. A cultura organizacional é definida como um conjunto de significados compartilhados pelos membros da organização, expressa e produzida por meio de histórias, rituais, símbolos e cerimônias. A cultura organizacional diferencia uma organização da outra uma vez que ela se refere à rede de concepções, normas e valores que são tomados por certos e que permanecem submersos à vida organizacional. Sua importância é relacionada no que se refere ao padrão de crenças e pressupostos básicos partilhados por um grupo definidos de pessoas e construídos a partir de suas respostas continuadas a problemas de adaptação externa e integração interna, cuja eficácia as torna, na percepção do grupo, a forma correta de perceber, pensar e sentir esses problemas.

Os seus níveis são:

- Artefatos: todas as coisas que as pessoas podem ver e ouvir dentro da empresa

- Valores: define o que é certo e o que é errado dentro da empresa

- Pressupostos Básicos: determinam como os membros da organização percebem, sentem e pensam

Os seus elementos são:

- Histórias: eventos que contam a vida da empresa

- Rituais: atividades que expressam os valores da empresa

- Símbolos: símbolos que expressam significados aos membros da empresa

- Slogans: frases que expressam de forma sucinta valores organizacionais importantes

4. A cultura organizacional afeta os administradores estabelecendo os critérios da ação gerencial. Esses critérios raramente são explícitos e nem mesmo falados. Contudo, estão presentes na organização, e rapidamente os administradores percebem o que podem ou não fazer. A cultura organizacional pode condicionar o processo de tomada de decisão em todas as funções de administração.

5. O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituído pelos elementos que se encontram fora dos limites da organização.

O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem das ações dela, como fatores econômicos, políticos, socioculturais.

O ambiente operacional é a parte do ambiente externo diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização. É composto pelas forças, atores e instituições que podem influenciar de forma positiva ou negativa o desempenho da organização envolvendo fornecedores, clientes, empresas competidoras.

6. O ambiente contextual inclui todos os fatores que existem fora dos limites da organização, mas que independem da ação dela, como:

Fatores demográficos: refere-se à composição da população que vive ao redor da organização.

Fatores socioculturais: são definidos como valores, normas, estilos de vida, hábitos e costumes de uma sociedade.

Fatores econômicos: composto pelo nível salarial, PIB, balança comercial, taxas de câmbio, taxa de desemprego.

Fatores políticos-legais: são as variáveis que resultam de um processo político, como políticas econômicas, estabilidade política, legislação laboral.

Fatores tecnológicos: referem-se ao nível de desenvolvimento tecnológico da sociedade ao redor da organização

7. Ambiente operacional é a parte do ambiente externo diretamente relevante para o alcance dos objetivos da organização. Os principais elementos do ambiente operacional de uma organização são: clientes, fornecedores, concorrência, mão de obra, agências governamentais.

Devido à possibilidade de escolha dos clientes de empresas fornecedoras, a concorrência faz com que as empresas tenham como uma de suas diretrizes de gerência o foco no cliente, por este ser o elemento consumidor dos produtos das empresas e que pode levar ao sucesso das mesmas tendo como um parâmetro o lucro.

8. O ambiente operacional de uma empresa privada diverge do de uma ONG no que diz respeito ao alcance dos objetivos da organização.

As ONGs são um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formal e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com