Administração Segundo Taylor
Monografias: Administração Segundo Taylor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mourac93 • 11/11/2014 • 860 Palavras (4 Páginas) • 530 Visualizações
A administração científica segundo Taylor tem como objetivo garantir melhor custo/benefício ao sistema produtivo. Taylor propõe que haja uma racionalização do trabalho por meio da observação dos tempos e movimentos, sendo assim, para ele o trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente, definindo e padronizando um método para ser usado por todos os trabalhadores, padronizando também as ferramentas usadas pelos mesmos. Os trabalhadores devem ser escolhidos com base nas suas aptidões para cada tarefa, recebendo o apropriado treinamento para que possam realizar o melhor trabalho possível durante o menor tempo. O salário de cada trabalhador deve se basear no seu desempenho, ou seja, conforme o que ele produzir, sendo assim usado como forma de incentivo para que esse trabalhador se dedique cada vez mais.
Para Taylor existem quatro principais fundamentos da administração científica:
Princípio do planejamento — Não é mais aceitável o improviso e o julgamento pessoal, o trabalho deve ser planejado e testado.
Princípio dos Trabalhadores —
ADministração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Frederick Taylor
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta depadronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Assim, em 1903, ele publica o livro “Administração de Oficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dostempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.
Princípios da Administração Científica
Em seu segundo livro “Principles of Scientific Management” (Princípios de Administração Científica), publicado em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, e introduz os quatro princípios fundamentais da administração científica:
• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado
...