Algoritmo E Programação
Trabalho Universitário: Algoritmo E Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe762 • 4/11/2013 • 3.642 Palavras (15 Páginas) • 383 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Ciência da Computação
2ª. Série Construção de Algoritmos
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução. A sua participação nesta proposta é essencial para que adquira as competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Jeanne Dobgenski Anhanguera Educacional
Ciência da Computação - 2ª. Série - Construção de Algoritmos
Jeanne Dobgenski
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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação. Valorizar o usuário no processo de interação com sistemas computacionais. Saber conciliar teoria e prática.
Produção Acadêmica Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 4. Relatório 01: Solução para o Problema 1. Relatório 02: Solução para o Problema 2. Relatório 03: Solução para o Problema 3. Relatório 04: Solução para o Problema 4. Apresentação final em Power Point.
Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: organizar-se, previamente, em equipes de 4 a 8 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.
Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaçamento de 1,5 entre linhas; se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; título da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
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DESAFIO
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove desde 1996, anualmente, a Maratona de Programação. Seu surgimento derivou das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional brasileira do concurso. A competição promove nos alunos da área da Computação a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Tendo em vista que várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação, dentre os quais os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento, considere que você e sua equipe estão se preparando para se candidatarem ao concurso local de sua instituição de ensino, para representá-la na etapa nacional dessa competição. Dessa forma, participarão de um concurso de Construção de Algoritmos que compreenderá a elaboração de algoritmos que solucionem problemas de baixa, média e alta complexidade no contexto de seu nível escolar. Cada atividade desenvolvida no concurso será avaliada pelo professor da disciplina considerando aspectos como os sugeridos na Tabela 1, que também contém sugestão de pontuação. Por fim, ao finalizar a solução de todos os problemas (final da etapa 4) as equipes competidoras apresentarão seus resultados ao professor envolvido com essa ATPS e demais convidados para definição das três melhores equipes, com premiação a ser definida pelo professor – possibilidade: 0,5 ponto na média de cada integrante das equipes ganhadoras.
Tabela 1 – Aspectos a serem considerados na avaliação das soluções propostas
Fonte: Desenvolvido pela autora.
Objetivo do Desafio
Analisar e resolver problemas de programação e sistemas computacionais, apresentando um conjunto de relatórios sobre o estudo efetuado, com o propósito de vencer o concurso de Construção de Algoritmos.
Item Aspectos considerados
Notas sugeridas 1 Lógica proposta para solução do problema. 20,00 2 Identificação correta dos dados e variáveis. Apresentação das tabelas verdades. 15,00 3 Apresentação correta da descrição do algoritmo em representação gráfica e em pseudo-linguagem. 30,00 4 Apresentação passo-a-passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas
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