TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amnésia

Tese: Amnésia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

Amnésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Amnésia

Dori, de procurando Nemo, é dos raros exemplos realistas de amnésia (no caso dela, anterógrada) em filmes.1

Classificação e recursos externos

CID-10 R41.1

CID-9 780.93

Star of life caution.svg Aviso médico

Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo filme homônimo, veja Memento (filme).

Amnésia é a perda de memória que pode ser total ou parcial, constante ou episódica, temporária ou permanente dependendo das causas.

Índice [esconder]

1 Causas

2 Classificação

2.1 Amnésia anterógrada

2.2 Amnésia retrógrada

3 Tipos de amnésia

3.1 Amnésia global transitória

3.2 Amnésia psicogênica

3.3 Síndrome de Korsakoff

3.4 Amnésia Alcoólica

4 Diagnóstico

5 Tratamento

6 Prevenção

7 Fontes

8 Ver também

9 Referências

Causas[editar | editar código-fonte]

Pode ser causada por diversas razões, entre elas:

Doenças neurodegenerativas;

Infecções do tecido neural (como por exemplo encefalites);

Neurotoxinas;

Acidente vascular cerebral;

Traumas físicos (pancadas na cabeça por exemplo) e psicológicos.

Alcoolismo e o uso de drogas.

A amnésia geralmente só ocorre quando alguma dessas possíveis causas lesiona áreas como o hipocampo e suas áreas adjacentes, no neocórtex ou no lobo temporal medial. Lesão em diferentes áreas produzem efeitos diferentes.2

Alguns analgésico e benzodiazepínicos (remédios para ansiedade) dificultam a formação de memórias enquanto estão ativos, por isso pacientes podem se esquecer do período que estiveram sedados.3

Classificação[editar | editar código-fonte]

A amnésia pode ser qualificada em dois tipos:

Amnésia anterógrada[editar | editar código-fonte]

É a perda de memória para eventos que ocorrem posteriormente ao acometimento da doença, ou seja, é a deficiência em formar novas memórias, como ocorre na doença de Alzheimer.

Amnésia retrógrada[editar | editar código-fonte]

Nesta outra forma de amnésia ocorre o inverso da amnésia anterógrada, porque a pessoa consegue se lembrar de eventos posteriores ao trauma, mas não consegue se lembrar de eventos anteriores a doença (trauma).

Tipos de amnésia[editar | editar código-fonte]

Cerca de 40% das pessoas com idade acima de 65 anos têm algum tipo de problema de memória, e a prevalência aumenta rapidamente com o aumento da idade.4

Existem vários tipos de amnésia. Abaixo estão listados alguns deles:

Amnésia global transitória;

Amnésia psicogênica (ou seja, de origem emocional);

Síndrome de Korsakoff;

Amnésia global transitória[editar | editar código-fonte]

Nessa situação a amnésia dura algumas horas, não ultrapassando um dia, e a recuperação é completa. O indivíduo tem comportamento normal, porém não retém nenhuma informação durante o episódio, ou seja, tem amnésia anterógrada completa, permanecendo uma lacuna na memória dessa pessoa depois da recuperação. A causa desse problema não está, ainda, totalmente esclarecida, parecendo estar ligada à isquemia transitória afetando as partes internas do lobo temporal. Essa patologia tem curso benigno, sendo excepcional um segundo episódio.

Amnésia psicogênica[editar | editar código-fonte]

A amnésia psicogênica é uma amnésia temporária que ocorre devido a traumas psicológicos e pode ser tanto anterógrada(dificuldade para se lembrar de fatos recentes) quanto retrógrada(dificuldade para se lembrar de fatos anteriores ao trauma), a memória quase sempre volta dias após do começo da amnésia, em raros casos, o paciente perde a memória de alguns "trechos" de sua vida permanentemente. Em alguns casos, fotos e figuras ou até mesmo ilustrações podem ajudar com que o paciente se lembre de certos fatos, ou até mesmo evitar a sua perda.

Síndrome de Korsakoff[editar | editar código-fonte]

A síndrome de Korsakoff é uma encefalopatia e é um tipo de amnésia grave, a principal causa é o alcoolismo, o que causa a falta de Vitamina B1 (tiamina) no cérebro, e esse é o motivo pelo qual a síndrome ocorre; seus sintomas podem ser a incapacidade de reter novos acontecimentos na memória. Por exemplo, a pessoa consegue fazer exercícios que tinha aprendido antes da doença mas não conseguem aprender a fazer nenhum exercício novo. Quando é causada pelo alcoolismo, seus sintomas são basicamente neurológicos (movimentos descoordenados, perda de sensação dos dedos das mãos e dos pés).

Amnésia Alcoólica[editar | editar código-fonte]

Nesse tipo a pessoa apresenta amnésia sem a perda da consciência. A pessoa alcoolizada conversa e pode fazer exercícios físicos normalmente, mas quando o efeito da bebida alcoólica passar não se lembrará de nada que ocorreu durante o momento em que esta pessoa estava alcoolizada. Esse tipo de amnésia ocorre principalmente em pessoas que bebem excessivamente bebidas alcoólicas ou em pessoas que bebem socialmente, ou não bebem e beberam bebidas alcoólicas excessivamente, essa síndrome tem efeito maior quando a pessoa alcoolizada está com muita fome/sede ou bebeu rápido demais.

Diagnóstico[editar |

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com