Analise De Solos
Monografias: Analise De Solos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesleigomes • 7/12/2013 • 1.964 Palavras (8 Páginas) • 491 Visualizações
INTRODUÇÃO
Uma das condições para que os resultados da análise de solo e sua interpretação sejam válidos é que existam correlações entre os valores obtidos por um determinado método de extração e a resposta de culturas à adubação ou calagem em condições de campo. Por essa razão é que são desenvolvidos estudos de correlação e calibração de métodos de análise de solo (FREIRE et al., 2000).
Segundo SÁ (1994), o papel dos nutrientes é fundamental durante as fases de formação, desenvolvimento e maturação das sementes, principalmente na constituição das membranas e no acúmulo de carboidratos, lipídios e proteínas.
Após a retirada da amostra do solo, esta é enviada aos laboratórios que fazem as análises de rotina. No laboratório, a amostra é registrada e passa por processos de moagem e secagem para que seja preparada pra as analises.
A determinação do teor "trocável" de cálcio e magnésio do solo é executada na maioria dos laboratórios que se dedicam à análise de solos, em virtude da importância que esses dois elementos apresentam tanto para a nutrição vegetal, como para o conhecimento de determinadas propriedades químicas do solo (GLÓRIA et al., 1964).
Cálcio e magnésio podem ser extraídos com soluções salinas, ácidos diluídos e resina trocadora de cátions. Na extração de Ca2+ e Mg2+ por soluções ocorre simples reação de troca.
Os laboratórios de análise para avaliação da fertilidade do solo utilizam largamente a solução de KCl mol L-1 para a extração dos cátions trocáveis do solo: Ca+2 , Mg+2 e Al+3 (BERNARDI et al., 2002).
O extrato Mehlich é muito usado para indicações dos nutrientes potássio (K) e fósforo (P). Vem sendo usado no estado de Goiás, desde 1966, pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (NETO at al., 1992).
Segundo LOPES et al. (1982), o extrator Mehlich-1, ou duplo ácido (KCl + H2SO4) tem se mostrado adequado na determinação de fósforo (P) em solos adubados com fosfatados ou não. Esse método utiliza extratores ácidos, que têm a capacidade de dissolver as apatitas liberando P disponível. Ou, o fósforo lábil está ligado ao alumínio (Al), principalmente em solos ácidos, formando fosfatos de alumínio.
Um dos métodos mais utilizados para a determinação do Nitrogênio total é o método de Kjeldahl. O método Kjeldahl para determinação de nitrogênio total tem sido utilizado desde 1883. O método clássico Kjeldahl compreende duas etapas: (1) digestão da amostra para converter N orgânico a íon amônio (N-NH4+) e (2) determinação do N-NH4+ no digerido, após destilação com álcali. (YASUHARA & NOKIHARA, 2001).
Na etapa de digestão do método clássico Kjeldahl, a amostra é aquecida com ácido sulfúrico. São utilizados sais (K2SO4 ou Na2SO4) para aumentar a temperatura de ebulição do H2SO4, e catalisadores, tais como Se, Hg ou Cu que promovem um aumento da velocidade de oxidação da matéria orgânica (BREMNER, 1965).
O objetivo da prática foi de determinar as concentrações de Ca e Mg (extrator KCl 1 mol L-1) e K (extrator Mehlich-1), e as concentrações de K e P mineral pelo extrator Mehlich (KCl + H2SO4, em proporção de 2:1), e a concentração de N foliar por digestão.
MATERIAL E MÉTODOS
-Micropipeta de 1mL;
-Micropipeta de 5mL;
-Ponteiras próprias para as micropipetas de 1mL e 5 mL;
-Amostras de solo;
-Balão volumétrico com capacidade para 50 mL, limpos e secos;
-Agitador “Snap-cap”;
-Recipientes próprios para agitador “Snap-cap”;
-Cachimbo com capacidade para 5 cm3 de amostra;
-Destilador Kjedahl;
-Tubo de ensaio próprio para destilador;
-Espectrofotômetro de Absorção Atômica;
-Espectro ultravioleta visível;
-Solução de KCl 1 mol L-1;
-Solução de Mehlich (HCl 0,05 mol L-1 + H2SO4 0,0125 mol L-1);
-Solução de cloreto de Lantânio (ClLa) a 0,1 %;
-Solução de molibdato;
-Solução de ácido ascórbico (indicador);
-Solução de ácido sulfúrico P.A. (H2SO4);
-Solução de peróxido de hidrogênio (H2O2);
-Solução nitroperclórica (HNO3 + HClO4, relação 3:1);
-Solução de ácido bórico;
-Solução de mistura digestora (100g de Na2SO4, 10g de CuSO4 e 1g de Na2SeO4).
No dia 26 de novembro de 2013, acadêmicos da Universidade Federal do Paraná realizaram uma visita acompanhados pelo professor Gustavo Coelho à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com o intuito de visitar o laboratório de analises de solo e plantas da instituição e, consequentemente, aprender a determinar as concentrações de Ca, Mg, K , P mineral e N Foliar por métodos que são utilizados pelos alunos e professores da innstituição rotineiramente.
Inicialmente, pesou-se 5 gramas da amostra de solo com o auxilio de cachimbos, colocou-se em pequenos copos (snap cap), e por seguinte adicionou-se 50mL de KCl sobre as amostras para analise de Ca e Mg, e 50mL de Mehlich nas amostras para analise das concentrações de K e P.
Em seguida, levou-se as amostras que continham KCl (Ca e Mg) para a mesa agitadora orbital por um tempo de 5 minutos, já para as amostras que continham o extrator Mehlich deixou-se por 15 minutos. Após, deixou-se em repouso por alguns minutos, sendo que em normas práticas o tempo de repouso deveria ser de aproximadamente uma noite. Por seguinte, retirou-se 0,1mL do sobrenadante e adicionou-se juntamente mais 4,9mL de LaCO3 para completar 5 mL. Em seguida realizou-se as leituras das amostras no espectrômetro de absorção atômica (EAA).
Para amostras destinadas a ánalise de K, retirou-se 0,2mL do sobrenadante e adicionou-se 4,8mL de água, levou-se para a leitura no EAA.
Para amostras destinadas a ánalise de P retirou-se 5mL do sobrenadante , adicionou-se10mL de solução de molibidato e ácido ascórbico (indicador) em uma pequena porção com o auxílio de uma
...