Analise o Posicionamento Profissional dos Assistentes Sociais
Por: Diana Rodrigues de Almeida • 20/3/2023 • Dissertação • 256 Palavras (2 Páginas) • 137 Visualizações
Analisando o posicionamento profissional dos assistentes sociais sob a influência norte-americana concluo que, os profissionais agiam de acordo com o que o Estado pedia. Eles não tinham um pensamento crítico das questões existentes e tinham foco em resolver o problema de forma generalizada, com padrões.
No final dos anos 70 aconteceu o Congresso da Virada, fazendo a renovação da profissão, desvinculando-se dos modelos antigos de intervenção e adotando um estudo crítico, que fosse ético, teórico e técnico, diante dos problemas contraditórios da sociedade. Mudando totalmente o rumo inicial e definindo a longa luta dos Assistentes Sociais.
O Assistente Social contemporâneo atua com mais experiência e pensamento crítico voltado às expressões sociais. Deve haver posicionamento em prol da equidade e justiça social, tendo princípios contrários ao do início da profissão. Tendo um foco voltado para a busca de igualdade, busca em defesa aos trabalhadores e busca em direitos de cidadania, passando por processos longos para uma sociedade mais democrática. E com isso, os Assistentes sociais foram ganhando mais espaço, novas pesquisas e projetos sendo feitas com base na tradição Marxista. E a questão social foi reconfigurada, havendo mudanças nas intervenções.
Agora há um planejamento e execução de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, previdência, Assistência Social, habitação e meio ambiente. Minimizando as politicas publicas.
ROCHA, Rebecca. Aula 2 - A Influência europeia e norte americana no Serviço Social brasileiro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2nhxjWupCHI. Acesso em: 3 mar. 2023.
MAPAS MENTAIS SOCIAL. Serviço Social na década de 80 no Brasil -A ruptura da Virada. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YlYUVTOSN0o. Acesso em: 3 mar. 2023.
...