Analise o capote
Resenha: Analise o capote. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: laisbeeshop • 1/9/2013 • Resenha • 215 Palavras (1 Páginas) • 357 Visualizações
Analise o capote
Através da sátira Gogol procurou retratar a sociedade no qual estava inserido, dando ênfase nos problemas sócias da época (péssima estrutura social e política)
Akaki Akakiévitch trabalhava em uma repartição publica, na qual sofria humilhações constantes, era um homem simplório, solitário, sem ambições, não se importava com os prazeres da vida. Seguia apenas a sua rotina de trabalho e desempenhava com êxito as tarefas que lhe eram atribuídas, era um verdadeiro exemplo de submissão e indiferença.
As denuncias quanto à péssima situação financeira e social se da através do conflito da noticia que devera realizar a compra de um capote novo, já que não havia possibilidade de reformar o antigo. Visto que, a soma de suas economias não seria suficiente, ele passa a reduzir suas despesas, cortando custos inclusive de suas necessidades mais básicas.
A compra do novo capote se torna o ideal a ser alcançado por Akaki Akakiévitch, dando razão inclusive a sua existência, também lhe deu aceitação social.
O roubo do capote serve como denuncia ao sistema político, burocrático e hierárquico.
(É importante enfatizar que Gogol também foi funcionário publico de são Petersburgo assim como seu protagonista, através do mesmo ele realizou denuncias ao sistema político e social que viveu)
Informações:
-Linguagem culta
-Fez parte do movimento literário do realismo.
-Akaki Akakiévitch = repetição,ligação com sua função (?)
...