Análise do filme: E se vivêssemos todos juntos?
Por: Tathianias • 23/3/2016 • Resenha • 704 Palavras (3 Páginas) • 3.448 Visualizações
E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?
O filme conta a história de um grupo de amigos que estão juntos há mais 40 anos. Mas quando problemas de saúdes e limitações físicas chegam Annie, Jean, Claude, Albert e Jeanne resolvem viver juntos ao em vez de irem para uma casa de repouso.
Albert possui mal de Alzheimer por isso esquece as coisas e faz anotações constantes. Claude é o único sozinho do grupo de amigos, sempre deixa claro que a sexualidade tem um papel importante em sua vida, sai com prostitutas e sofre um ataque cardíaco. O filho por ser muito cuidadoso acaba sufocando Claude ao querer protegê-lo, além de não ter paciência com o pai. Jeanne conserva sua juventude, porém possui uma doença, mas ela se recusa a fazer a operação sugerida pelo médico. Annie apesar de não possuir nenhum problema de saúde, sofre por não conseguir atrair os netos para sua casa. A relação de Annie com a filha também é conflituosa. Depois que ela casou e teve seus filhos, passou a visitar menos a casa da mãe. O fato deixa Annie triste, em determinado momento ela sugere que talvez a filha não goste mais dela. Jean não quer esquecer sua juventude quando participou da política e se incomoda por ser sempre ignorado. O ápice é quando joga uma garrafa em um policial e é ignorado.
O único personagem que ganha espaço e que não é do grupo de idosos é Dirk, Ele é contratado para passear com o cachorro de Albert e acaba se mudando para a casa dos idosos para poder estudá-los depois que modifica o tema de sua tese.
Fragilidades por um lado, forças por outro. A postura dos idosos diante da vida e das adversidades também foi representada de formas diferentes. A imagem do idoso que fica em casa vendo televisão e jogando dominó mudou, o próprio idoso se auto-discriminava e hoje reconhece sua própria força e capacidade.
No filme o grupo de amigos assume uma postura ativa, mesmo com os diversos “limites” impõem sua vontade e o controle de suas vidas.
Um filme cheio de esperança para quem quer estar vivo até a velhice chegar.
Aspectos sociais, culturais e econômicos:
Independência e relação com familiares
Pode-se observar que todos os idosos são independentes, porém os problemas de saúde os limitam. É justamente neste ponto que os filhos aparecem nos filmes, que tentam interferir na vida dos pais, que não aceitam bem o fato. No caso de Annie ela constrói uma piscina, com o intuito de atrair os netos mostrando que, apesar dos conflitos existentes, ela os queria por perto.
A filha de Albert e Jeanne entra em conflito com a mãe por impor a decisão de dar o cachorro que o pai tem grande carinho por ele ser de porte grande.
Aparência
Os personagens aparecem no decorrer do filme com uma boa aparência. As personagens femininas, Annie e Jeanne merecem um destaque maior. Ambas possuem os cabelos pintados e estão sempre maquiadas e com joias. Sendo assim, percebe-se que nessa etapa da vida os idosos ainda podem ser vaidosos. Aparentemente todos têm uma situação econômica estável.
...