Artigo Científico Sobre Ressonância Magnética Nuclear
Pesquisas Acadêmicas: Artigo Científico Sobre Ressonância Magnética Nuclear. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vcmugnol • 13/2/2015 • 722 Palavras (3 Páginas) • 651 Visualizações
Artigo científico sobre Ressonância Magnética Nuclear
Victória Mugnol, Bianca Jung e Fernanda Bolsoni
Escola Estadual Presidente Castelo Branco
Para compreender a ressonância magnética e a produção de imagem nestes aparelhos devemos considerar a contribuição magnética dos átomos e partículas que constitui o nosso corpo.
Elétrons e Prótons (e outras partículas) apresentam um momento angular de rotação conhecido como spin. A este momento angular associamos um momento magnético (uma analogia com a física clássica seria considerar que uma corrente elétrica em um fio da origem a um campo magnético em outras palavras estas partículas se comportam pequenos imãs). Nosso corpo é constituído fundamentalmente de água. Os núcleos de Hidrogênio são prótons que apresentam spin. Temos duas orientações para este movimento de rotação conhecidas como spin down (para baixo) e spin up (para cima). Os aparelhos de ressonância apresentam um grande magneto que dá origem à um campo magnético intenso externo. Com a aplicação deste campo os "momentos magnéticos" tentam se orientar (os pequenos imãs tentam se alinhar ao campo externo). Esta tentativa de alinhamento dá origem a um movimento de precessão (movimento de um pião) e o momento magnético gira ao redor do campo externo aplicado com uma frequência de giro constante e que depende da intensidade do campo.
Temos, no entanto, dois estados de energia possíveis; aqueles em que o momento magnético de spin está no mesmo sentido do campo (menor energia) e momentos magnéticos de spin contrários ao campo (maior energia). Um sinal de radio freqüência com hf = energia magnética devido à precessão leva os átomos de um estado de menor energia para o estado de maior energia. Esta passagem dará origem a um sinal elétrico em bobinas receptoras. Este sinal é processado e convertido em imagem observada na tela. Um sinal apresenta uma amplitude maior quanto maior a concentração de prótons, neste caso a imagem aparece como um ponto claro na tela. Temos alta concentração de prótons em tecidos adiposos, Líquidos e sague. Temos baixa concentração de prótons: Cálcio, osso e tecido fibroso.
A figura ao lado mostra uma imagem obtida utilizando uma técnica que prioriza a Densidade de Prótons.
Tabela: Descobridores e investigadores da Ressonância Magnética Nuclear
As propriedades de ressonância magnética têm origem na interação entre um átomo em um campo magnético externo (B0), de forma mais precisa, é um fenômeno em que partículas contendo momento angular e momento magnético exibe um movimento de precessão quando estão sob ação de um campo magnético externo (B0).
O fenômeno de rotação (spin) nuclear, ou momento angular da rotação nuclear é uma propriedade intrínseca de um núcleo. A sua existência foi proposta por dois físicos Samuel Abraham Goldsmith (1902 – 1978) e George Eugene Uhlenbeck (1900 – 1988), no ano de 1925, a fim de aplicar inicialmente aos elétrons para explicar certos padrões da resposta espectral, foi posteriormente estendida às partículas
...